Inteligência Artificial

Google lança Gemma 3 270M, uma IA aberta, compacta e eficiente para tarefas específicas

Modelo lançado nesta quinta-feira, 14, é parte da família Gemma, composta por grandes modelos de linguagem (LLMs) de código aberto

Versão é ideal para seguir instruções e estruturar textos, mas não para conversas complexas (AFP)

Versão é ideal para seguir instruções e estruturar textos, mas não para conversas complexas (AFP)

Publicado em 15 de agosto de 2025 às 10h59.

Além da sua inteligência artificial mais conhecida, o Gemini, o Google possui uma família de grandes modelos de linguagem (LLMs) de código aberto chamada Gemma. Nesta quinta-feira, 14, a empresa anunciou o lançamento do Gemma 3 270M, um novo modelo desenvolvido para tarefas específicas com foco em eficiência.

Com 270 milhões de parâmetros – variáveis ajustáveis dentro de um modelo que são aprendidas durante o treinamento a partir dos dados –, essa versão se destaca por ser ideal para seguir instruções e estruturar textos, oferecendo uma base robusta para ajustes finos em diferentes domínios e idiomas.

O Gemma 3 270M possui arquitetura compacta e eficiente, com um vocabulário extenso de 256 mil tokens, o que significa que o modelo consegue processar e entender uma grande quantidade de unidades linguísticas distintas (os tokens). Isso possibilita o tratamento de questões raras e específicas.

Além disso, o modelo é altamente eficiente em termos energéticos. Testes internos realizados pelo Google indicaram que ele consome apenas 0,75% da bateria de um smartphone Pixel 9 Pro durante 25 interações. Assim, ele é o mais eficiente da família Gemma em consumo de energia.

Com checkpoint de quantização (QAT) disponível, o modelo pode ser executado em dispositivos com recursos limitados, mantendo alto desempenho e precisão, mesmo em suportes móveis ou ambientes com restrições de energia. Embora o Gemma 3 270M não seja projetado para conversas complexas, ele oferece excelente desempenho em tarefas que exigem execução eficiente de instruções.

Quando usar o Gemma 3 270M

De acordo com o Google, o Gemma 3 270M é perfeito para quem precisa de soluções rápidas e eficientes, especialmente em tarefas bem definidas. Ele é ideal para identificar e entender sentimentos expressos em textos, extração de dados e roteamento de consultas, além de ajudar na organização de texto não estruturado e na redação criativa.

Outro ponto positivo é a sua capacidade de rodar em dispositivos mais simples, o que reduz custos de processamento e melhora o tempo de resposta, sem precisar de servidores externos. Por ser capaz de rodar diretamente localmente, o Gemma 3 270M oferece uma camada extra de privacidade, já que os dados não precisam ser enviados para a nuvem.

Além disso, o modelo permite ajustes rápidos e experimentação, o que facilita a criação de soluções personalizadas em menos tempo. Essa combinação de especialização, custo reduzido e privacidade faz do Gemma 3 270M uma ferramenta acessível e útil para desenvolvedores que buscam eficiência e inovação.

Os modelos pré-treinados ou com ajustes de instruções, podem ser baixados em em plataformas de hospedagem de IAs de código aberto, como Hugging Face, Ollama, Kaggle, LM Studio e Docker.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialGoogle

Mais de Inteligência Artificial

Homem morre após acreditar em convite romântico feito por chatbot da Meta

Meta autorizou IA a manter conversas inadequadas com crianças, mostra relatório

Brasil registra 315 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos somente em 2025, aponta Fortinet

Polícia Militar de SP planeja 'fábrica de inteligência artificial' para reforçar a segurança pública