Saúde, educação e novas profissões serão impulsionadas pelo avanço tecnológico, representando 3,5% do PIB mundial (Getty Images). (Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 2 de outubro de 2025 às 19h59.
Um estudo recente da consultoria IDC prevê que a inteligência artificial (IA) terá um impacto econômico de €17,9 trilhões na economia global até 2030, equivalente a 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.
Segundo a pesquisa, essa transformação está automatizando processos e também criando novos mercados e profissões. Setores como saúde e educação devem se beneficiar significativamente, com aumento da demanda por profissionais especializados em tecnologia e análise de dados.
O relatório destaca que empresas que adotarem IA de forma estratégica poderão aumentar produtividade, otimizar serviços e acelerar inovação, o que cria um ciclo de crescimento econômico sustentável. Além disso, a IA deve impulsionar a criação de funções que ainda não existem, exigindo requalificação e atualização constante da força de trabalho.
“A IA não é apenas uma ferramenta de automação; é um motor de novas oportunidades econômicas e profissionais em escala global”, afirmou um dos analistas responsáveis pelo estudo.
À medida que o impacto da IA se expande, governos e empresas enfrentam o desafio de preparar trabalhadores para os empregos do futuro, principalmente em garantir que a tecnologia seja inclusiva e acessível.
De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.
Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.
Veja, abaixo, os principais temas abordados:
Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.