Inteligência Artificial

New York Times licencia conteúdo para uso em IA da Amazon

Parceria inédita permite que conteúdo editorial do jornal seja usado para alimentar plataformas de inteligência artificial da gigante do varejo

Além das notícias, acordo inclui conteúdos de gastronomia (NYT Cooking) e esportes (The Athletic) (Leandro Fonseca / EXAME)

Além das notícias, acordo inclui conteúdos de gastronomia (NYT Cooking) e esportes (The Athletic) (Leandro Fonseca / EXAME)

Publicado em 29 de maio de 2025 às 16h23.

O New York Times anunciou, nesta quinta-feira, 29, que chegou a um acordo para licenciar seu conteúdo editorial à Amazon, que o utilizará em suas plataformas de inteligência artificial. Os termos financeiros não foram revelados.

Além das notícias, a pioneira licença focada em tecnologia generativa de IA inclui conteúdos de gastronomia (NYT Cooking) e esportes (The Athletic). A Amazon poderá utilizá-los em sua assistente virtual, a Alexa, e treinar seus próprios modelos de IA.

Segundo a CEO do veículo jornalístico, Meredith Kopit Levien, o acordo é consistente com o princípio de que “vale a pena pagar por jornalismo de qualidade” e se alinha com a abordagem do jornal, que busca, em meio à expansão da IA, a remuneração adequada de seu produto, seja com acordos comerciais ou cobrança de direitos de propriedade intelectual.  

NYT processou OpenAI e Microsoft por violação de direitos autorais

Em 2023, o NYT iniciou um processo judicial contra a OpenAI e a Microsoft, alegando infração de direitos autorais. Segundo o jornal, as empresas construíram seus modelos de IA, incluindo ChatGPT e Copilot, copiando e usando milhões de artigos publicados por ele.

Infringindo sua propriedade intelectual, o NYT argumenta que elas prejudicaram suas receitas e ainda competiram com o material publicado pelo jornal. Ambas negam tais acusações.

Acompanhe tudo sobre:AmazonNew York TimesInteligência artificialOpenAIMicrosoft

Mais de Inteligência Artificial

Cognition adquire rival Windsurf para ampliar presença em mercado de programação com IA

Google expande NotebookLM com notícias da The Economist e The Atlantic

O que são os 'dark channels' e por que estão na mira da Meta e YouTube?

Meta pode mudar de rota e abandonar código aberto para investir em modelos fechados de IA