Inteligência Artificial

Salesforce cresce com IA, mas aposta em força humana nas vendas

CEO anuncia contratação de milhares de novos vendedores e reforça a importância do contato humano nas vendas

Marc Benioff durante a abertura do Dreamforce 2025, em São Francisco: CEO defende que humanos e agentes digitais conduzam juntos o sucesso das empresas
 (Divulgação)

Marc Benioff durante a abertura do Dreamforce 2025, em São Francisco: CEO defende que humanos e agentes digitais conduzam juntos o sucesso das empresas (Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 20 de outubro de 2025 às 18h28.

Última atualização em 20 de outubro de 2025 às 18h37.

O CEO da Salesforce, Marc Benioff, afirmou que, apesar do avanço da inteligência artificial, a tecnologia não substitui a interação humana nas vendas. "A IA não tem alma. Não é a mesma conexão humana", disse Benioff nesta semana, destacando a importância da comunicação presencial no relacionamento com clientes.

Benioff revelou que a empresa está contratando milhares de novos vendedores, com o objetivo de alcançar 20 mil executivos de contas ainda neste ano.

"Estou ampliando minha equipe de vendas. Isso não inclui engenheiros de sistemas, gerentes ou times de infraestrutura", completou. Atualmente, a Salesforce conta com 80 mil funcionários, sendo que cerca de um quarto deles é treinado para ajudar clientes no uso das soluções de vendas da companhia.

Apesar de investir pesado em IA, incluindo a marcação da empresa como "#1AICRM" e aportes de US$ 15 bilhões em desenvolvimento de talentos e startups em São Francisco, Benioff reforça que a tecnologia deve ser vista como ferramenta complementar, e não substituta. "Nós amamos IA, mas ela não substitui a conexão humana", explicou.

O executivo também comentou sobre o ritmo acelerado da inovação tecnológica: "A velocidade da inovação está muito acima da velocidade de adoção pelos clientes", alertou durante entrevista à CNBC.

Ele acrescentou que eventos da Salesforce, como a conferência Dreamforce, reforçam a relevância do contato humano, mostrando clientes interagindo e fortalecendo relacionamentos pessoalmente.

Mesmo com o crescimento da IA, Benioff é um dos líderes que reforçam a expansão de contratações no setor, garantindo que a tecnologia complemente, e não elimine, oportunidades de trabalho.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$ 37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialSalesforceVendas

Mais de Inteligência Artificial

O que são Frontier Firms e como elas estão transformando o trabalho com IA?

Cineastas sem câmera? IA promete revolucionar Hollywood, diz Andreessen

Escola de IA em São Francisco promete ensino revolucionário com apenas 2h/dia

Não sabe como crescer com IA? Executivo do BCG revela o segredo