Redator
Publicado em 21 de maio de 2025 às 13h11.
Última atualização em 21 de maio de 2025 às 14h18.
A Volvo será a primeira montadora a integrar a inteligência artificial generativa Gemini, do Google, em seus veículos. A decisão marca uma nova fase na parceria entre as duas empresas, já consolidada desde a adoção do sistema Android Automotive em modelos da montadora sueca.
Com o Gemini incorporado diretamente ao sistema operacional dos carros, motoristas e passageiros poderão interagir com o veículo por meio de comandos de voz mais naturais, sem depender de instruções rígidas ou comandos robóticos.
A IA será capaz de traduzir idiomas, auxiliar na navegação, buscar localizações específicas e até responder a perguntas sobre o manual do carro.
A ideia é reduzir a carga cognitiva do motorista e permitir que ele mantenha a atenção no trânsito, enquanto tarefas como envio de mensagens, reprodução de músicas e solicitações de rota são feitas por meio de uma linguagem mais fluida, com base no modelo de linguagem da nova IA do Google.
No início do mês, o Google havia anunciado que o Gemini seria integrado ao Android Auto, sistema que espelha o conteúdo do celular na central multimídia do carro.
Essa funcionalidade será liberada nas próximas semanas. Já nos veículos com Android Automotive — sistema embarcado diretamente no veículo — a integração com a IA será mais profunda, e deve estrear no mercado até o fim de 2025.
A Volvo será, portanto, a referência para testes e desenvolvimento de novas tecnologias automotivas baseadas em IA, recebendo atualizações antes de outras marcas.
Entre os recursos previstos estão mapas em alta definição, YouTube nativo e controle de funções do carro por voz, como climatização e sistema HVAC.