Invest

Qual é o papel do assessor de investimentos (e por que contratar um)?

Profissionais capacitados para auxiliar investidores em seus processos de decisão são cada vez mais requisitados por clientes e instituições financeiras

O foco dos assessores do BTG Pactual Advisors está em conhecer a fundo cada um dos clientes (Getty Images/Getty Images)

O foco dos assessores do BTG Pactual Advisors está em conhecer a fundo cada um dos clientes (Getty Images/Getty Images)

Isabel Rocha
Isabel Rocha

Jornalista

Publicado em 8 de dezembro de 2021 às 11h03.

Última atualização em 1 de julho de 2024 às 15h44.

Desde 2019, quando o último ciclo de quedas da Selic teve início (incentivando uma grande quantidade de brasileiros a procurar oportunidades de investimento mais rentáveis fora da renda fixa), o número de pessoas físicas entrando na bolsa não parou mais de crescer.

Para ter uma ideia, apenas no primeiro semestre deste ano, a bolsa brasileira registrou um crescimento de mais de 43% em comparação com o mesmo período de 2020. Já em outubro, a B3 atingiu a marca histórica de 4 milhões de contas de pessoas físicas abertas.

Mas, em meio a uma oferta cada vez maior e mais sofisticada de produtos financeiros, escolher os ativos certos para montar uma carteira equilibrada e rentável também se tornou mais desafiador.

Conte com a tradição do maior banco de investimentos da América Latina para a gestão de seu patrimônio. Saiba mais sobre o BTG Pactual Advisors

É nesse cenário que uma figura do mercado financeiro ganha importância: o assessor de investimentos.

Com um vasto conhecimento sobre o mercado e seus produtos, esses profissionais são capacitados junto à Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras (Ancord)  -- e, muitas vezes, buscam certificações como Certified Financial Planner (CFP) -- para oferecer as melhores soluções e auxiliar investidores em seus processos de decisão. E representam o principal ponto de contato entre instituições financeiras e seus clientes.

Não à toa, enquanto muitas profissões estão desaparecendo do mercado, a demanda por esse tipo de profissional dentro de grandes empresas do setor financeiro só aumenta.

É o caso, por exemplo, do BTG Pactual Advisors, a assessoria personalizada do BTG Pactual, que acaba de inaugurar um novo escritório em São Paulo.

O espaço está localizado na Avenida Europa, onde os clientes têm acesso a um portfólio diversificado de produtos estrategicamente pensados para seus objetivos e poderão contar com a ajuda de profissionais de gestão com vasta experiência em alta renda e private banking.

BTG Pactual Advisors: assessoria individual e personalizada

Vale destacar que, além de habilidades técnicas, o time de advisors do BTG Pactual também domina os conceitos de economia comportamental (campo de pesquisa da psicologia econômica que estuda como e por que tomamos nossas decisões financeiras) e está totalmente preparado para conhecer cada um dos clientes a fundo.

Isso poque o banco acredita que é apenas por meio de um atendimento individual e personalizado que o assessor poderá oferecer soluções de investimento verdadeiramente alinhadas ao seu perfil e objetivos.

“Usando a analogia de um clínico geral: o bom médico é aquele que trata do paciente, que o conhece profundamente e não necessariamente trata a doença. Essa relação de longo prazo traz confiança e vínculos mais duradouros. O bom advisor deveria ser assim para seus clientes”, exemplifica o head do BTG Pactual Advisors, Guilherme Pini.

“Às vezes [o cliente] pode ter um problema na questão imobiliária, na questão sucessória, de crédito ou na empresa. O portfólio financeiro é mais um dos ativos do cliente, não o único. Quanto mais eu me interessar sobre outros ativos dentro do patrimônio daquele cliente ou sobre a relação que ele e a família têm com esse patrimônio, provavelmente eu deveria conseguir atingir esse nível de confiança com maior velocidade e profundidade”, diz.

SAIBA MAIS SOBRE O BTG PACTUAL ADVISORS

Assim, por meio de uma assessoria exclusiva, o foco dos assessores do BTG Pactual Advisors está em conhecer a fundo cada um dos clientes – entendendo quem são, do que gostam, como sofrem com influências externas e quais são suas metas pessoais e objetivos de curto, médio e longo prazo.

 

Todos estes fatores, somados à alta performance e à excelência na gestão de patrimônio, são imprescindíveis para trazer mais disciplina e segurança ao processo de assessoria. E para garantir a preservação de capital e a proteção de compra dos clientes no longo prazo.

Acompanhe tudo sobre:BTG Pactual

Mais de Invest

Dólar sobe pela 3ª sessão seguida com aumento de percepção de risco sobre economia global

Ibovespa fecha em queda com mercado repercutindo resultado do PIB do segundo trimestre

Warren Buffett diz estar frustrado com a divisão da Kraft Heinz; ações caem após declaração

Nvidia registra queda de US$ 4 bi na receita devido a restrições nos EUA e crise no mercado chinês