Invest

B3, Hapvida, Locaweb: as 10 maiores altas e baixas do Ibovespa em janeiro

Índice registra o 2º mês consecutivo de ganhos e sobe 7% no acumulado mensal

Painel de cotações da B3  (Germano Lüders/Exame)

Painel de cotações da B3 (Germano Lüders/Exame)

BQ

Beatriz Quesada

Publicado em 31 de janeiro de 2022 às 20h35.

Última atualização em 1 de fevereiro de 2022 às 15h57.

O investidor estrangeiro entrou com força na bolsa brasileira no início de 2022 e o resultado ficou claro no desempenho do Ibovespa. O principal índice da B3 subiu quase 7% em janeiro e registrou a melhor performance mensal desde dezembro de 2020.

O que explica o apetite renovado por ações brasileiras é a previsão de alta na taxa de juros nos Estados Unidos. Antecipando o aperto monetário, programado para começar em março, investidores migraram recursos do mercado americano – especialmente de ações de tecnologia – para papéis descontados nos mercados emergentes.

As ações escolhidas foram as chamadas “ações de valor”: papéis de empresas consolidadas e geradoras de caixa, que estão sendo negociados a um preço atrativo, como as ações de bancos. Itaú (ITUB4) e Bradesco (BBDC3/BBDC4) ficaram entre os destaques do mês.

“As empresas mais resilientes historicamente são mais atrativas [para o investidor estrangeiro]. Além disso, existe uma expectativa de que a concessão de crédito das empresas financeiras tenha se destacado positivamente nos resultados do 4º trimestre, o que favorece os bancos”, afirma Guilherme Martins, especialista em renda variável da EWZ Capital. A temporada de balanços começa nesta terça-feira, 1.

O grande fluxo de investidores estrangeiros também beneficiou as ações da própria bolsa. A B3 (B3SA3) foi o grande destaque positivo de janeiro, subindo mais de 30%. “O Ibovespa fechou 2021 em queda de 12% e em janeiro subiu 7%. É um cenário de volatilidade que favorece a B3 porque existe mais negociação no mercado”, aponta Renan Vieira, sócio e CIO da Taruá Capital.

No caso de Hapvida (HAPV3) e NotreDame Intermédica (GNDI3), as altas refletiram a combinação de negócios entre as duas empresas, que está próxima de se concretizar. Os papéis GNDI3 devem ser incorporados pela Hapvida, e, a partir do dia 14 de fevereiro, a empresa formada pela combinação das duas operadoras de saúde passa a ser negociada com o ticker HAPV3.

Ações voltadas à economia doméstica, que sofreram duras perdas no último ano, também se recuperaram em janeiro. Entre elas, Azul (AZUL4), BR Malls (BRML3) e JHSF (JHSF3)

Apenas 27 das 89 ações que compõem o índice fecharam o mês em baixa – a maioria acompanhou a retomada. 

Entre as maiores baixas, a liderança ficou com a Locaweb (LWSA3), mas a razão da queda é setorial – Méliuz (CASH3), Positivo (POSI3) e Via (VIIA3) também foram destaques negativos. Empresas de tecnologia, que precisam de mais caixa para financiar seu crescimento, voltaram a ficar entre as maiores baixas em um cenário de juros mais altos tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. 

Por aqui, a expectativa é de que a taxa básica de juros, a Selic, seja elevada para 10,75% a partir de quarta-feira, 2, data da próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).

“Empresas que têm necessidade maior de capital são mais prejudicadas. Isso reflete a rotação setorial de papéis mais arriscados, com maior volatilidade, para papéis de valor. É o que explica também a queda de IRB, empresa que já teve problemas de governança”, acrescenta Martins.

Embraer (EMBR3) e Braskem (BRKM5) passaram em janeiro por uma correção após as fortes altas de 2021. As duas ações foram as que mais subiram no ano passado, registrando altas respectivas de 180,45% e 176,27%, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3Bancosbolsas-de-valoresHapvidaIbovespaLocawebNotreDame Intermédica

Mais de Invest

O dólar vem perdendo força frente ao real. A queda livre não foi só no Brasil

Varejistas caem em bloco na Bolsa após dados fracos do IBGE

Ibovespa opera em queda após disparar na véspera de olho em inflação mais baixa

PIS/Pasep: Caixa paga R$ 4,24 bi de abono salarial na sexta-feira; veja quem recebe