Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

A aplicação em títulos do Tesouro Direto levou a um ganho de 402% na última década

O banco central da China aumentou nesta terça-feira a taxa de juros pela terceira vez desde meados de outubro. A alteração de 5,81% para 6,06% entra em vigor amanhã (Wikimedia Commons)

O banco central da China aumentou nesta terça-feira a taxa de juros pela terceira vez desde meados de outubro. A alteração de 5,81% para 6,06% entra em vigor amanhã (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2011 às 08h43.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 – Tesouro Direto rende mais que a bolsa na década. O que parece ser lógico na teoria, entretanto, não se confirmou na prática no Brasil entre 2001 e 2010. Segundo pesquisa do Instituto Assaf, a aplicação em títulos do Tesouro Direto levou a um ganho de 402% na última década. Já os investimentos em bolsa renderam 354% - menos, portanto, que a segurança da renda fixa.

2 – TAM e Gol lideram rentabilidade em títulos corporativos do Brasil. Os títulos da Gol Linhas Aéreas Inteligentes e da TAM são os de maior rentabilidade nos últimos seis meses no mercado de dívida corporativa brasileira, refletindo o recorde na demanda por viagens aéreas na maior economia da América Latina. Os títulos de companhias tiveram valorização de 6,1% em seis meses, em comparação com uma queda retração de 0,8% para a dívida de bancos e uma alta de 0,3% para os bônus de siderúrgicas.

3 – Termina hoje o prazo para participar de oferta da Direcional Engenharia. Os investidores interessados em participar da oferta pública de distribuição primária e secundária de ações da Direcional Engenharia (DIRR3), uma das maiores incorporadoras e construtoras do Brasil, têm até esta terça-feira (8) para reservar os papéis da companhia.

4 – Ação da Queiroz Galvão sai a R$ 19, abaixo do estimado pelos coordenadores. Os papéis da companhia (QGEP3) foram precificados a 19 reais, abaixo do intervalo estimado (entre 23 e 29 reais) pelos coordenadores da oferta. Foram vendidas 79.741.019 ações, o que movimentou um montante de 1,515 bilhão de reais. As 10,4 milhões de ações do lote suplementar foram vendidas, mas não houve a venda do lote adicional e nem da oferta secundária.

5 – Marfrig vai recomprar até 5,8 milhões de ações em um ano. O conselho de administração do segundo maior frigorífico da América Latina aprovou na noite de segunda-feira (7) a liberação de 100 milhões de reais para a recompra de até 5,8 milhões de ações em um prazo de um ano, segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

6 – Governo estuda elevar IOF de gasto no exterior a 4%, diz jornal. O governo estuda aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras das compras no exterior com cartão de crédito de 0,38% para mais de 4%, disse a Folha de S.Paulo, sem citar como obteve a informação. O objetivo é frear o consumo de brasileiros no exterior, favorecido pelo aumento da renda e pelo dólar barato.

7 – Vazamento de gás suspende produção de plataforma da Petrobras. A estatal informou que na manhã de domingo (6) um vazamento de gás levou a suspensão temporária da produção de petróleo e gás da Plataforma P-50. Segundo nota, o “incidente” ocorreu às 8h30 e foi normalizada a situação por volta das 11h45 do mesmo dia.

8 – Empresas deixam de captar R$ 2 bi em 4 operações de IPO, diz jornal. Até agora, as operações de 2011 levantaram 3 bilhões de reais, mas deixaram de captar outros 2 bilhões de reais devido à redução de preços, informa o Valor Econômico. A conta leva em consideração quanto a empresa pretendia captar no ponto máximo da faixa de preços que sugeriu para a distribuição, com a colocação de lotes adicional e suplementar.

9 – Ações das varejistas de vestuário perderam o brilho, avalia Raymond James. Após o forte desempenho registrado no mercado de ações em 2010, o setor deve agora sofrer com um possível aumento da taxa básica de juros (Selic) no Brasil e com o impacto desta medida nos financiamentos concedidos aos consumidores, afirmam em relatório os analistas Guilherme Assis e Daniela Bretthauer.

10 – Inflação oficial registra maior alta desde abril de 2005. A inflação oficial do Brasil iniciou o ano com alta de 0,83% ante 0,63% em dezembro de 2010. É a maior taxa mensal desde abril de 2005. No acumulado em 12 meses, o IPCA registra alta de 5,99%, bem próximo do teto da meta (6,5%).

Direto da Bolsa - Mais um frigorífico rumo à bolsa? - 2ª Edição

Acompanhe tudo sobre:Bancosbolsas-de-valoresAçõesFinançasAcionistasAgenda do dia

Mais de Mercados

Governo do Canadá intervém para deter greve da Air Canada

Após lucro fraco, Air Canada enfrenta greve que paralisa 200 voos diários para os EUA

O que EUA e Argentina têm em comum? Investidores veem 'paralelos preocupantes'

Do Drex à inteligência artificial 'explicável': As 5 inovações que vão mudar o mercado financeiro