Tesla negocia com Nevada para expandir serviço de robotáxis nos EUA (Spencer Platt/Getty Images)
Redatora
Publicado em 23 de julho de 2025 às 18h52.
Última atualização em 23 de julho de 2025 às 19h47.
A Tesla iniciou conversas com autoridades de Nevada para operar veículos autônomos no Estado, como parte da estratégia de ampliar seu recém-lançado serviço de robotáxi nos Estados Unidos.
Segundo um porta-voz do Departamento de Veículos Motorizados de Nevada (DMV), representantes do gabinete do governador Joe Lombardo participaram das discussões na semana passada, mas ainda não houve nenhuma decisão formal, informou a Bloomberg.
As negociações acontecem após o lançamento do serviço em Austin, no Texas, no mês passado, onde de dez a 20 veículos foram disponibilizados para um grupo restrito de usuários. Elon Musk, CEO da Tesla, afirmou que a empresa pretende operar robotáxis na região da Baía de São Francisco, dependendo da liberação regulatória. A companhia também já entrou em contato com o Departamento de Transportes do Arizona para iniciar o processo de certificação no estado.
Para iniciar os testes com veículos autônomos em Nevada, a Tesla ainda precisa preencher um requerimento junto ao DMV estadual. A aprovação permitirá a emissão de placas e certificados para cada carro envolvido no serviço. Além disso, será necessária a certificação da Tesla como empresa de rede de veículos autônomos — uma exigência legal para o transporte comercial de passageiros com carros sem motorista.
A estratégia integra a nova fase da companhia, que mira tecnologias do futuro como direção autônoma, inteligência artificial e robôs humanoides. Musk tem priorizado essas apostas mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelo negócio automotivo tradicional da empresa.
Apesar da empolgação do CEO, a Tesla possui um histórico de não cumprir os prazos ambiciosos prometidos por Musk em relação à direção autônoma. Ainda assim, a empresa intensifica os esforços para obter a validação legal necessária e ampliar o serviço de robotáxis nos Estados Unidos.