Mercados

As 25 maiores empresas de capital aberto do mundo, segundo a Forbes

Ranking não considerou apenas o valor de mercado, o que deixou a Petrobras melhor colocada que a Apple

Exxon Mobil

Exxon Mobil

DR

Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2012 às 15h47.

São Paulo – A Forbes divulgou seu ranking das maiores empresas de capital aberto do mundo. Entre as 25 primeiras, a Petrobras é a única brasileira a aparecer e fica na décima colocação. A estatal está melhor colocada que a Apple, que figurou em 22º.

Parece estranho, mas isso acontece porque a metodologia do ranking não inclui somente o valor de mercado. Embora selecione empresas apenas com papéis negociados no mercado financeiro, a inclusão dos outros itens reduz os efeitos da oscilação dos mercados do ranking. Os outros pontos considerados foram vendas, lucros e ativos. Todos com o mesmo peso.

Entre as 25 primeiras, destaque para as companhias dos Estados Unidos – a petroleira Exxon liderou o levantamento - e China, que emplacaram a maior parte delas. A primeira chinesa a aparecer é o banco ICBC, que em 2006 fez um dos maiores IPOs da história, ao captar 19 bilhões de dólares.

O ranking completo traz 2 mil companhias que, juntas, têm 36 trilhões de dólares em receita e 2,64 trilhões em lucro.

Clique nas fotos acima e confira ao lado o ranking das 25 maiores.

http://d1nfmblh2wz0fd.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=

Acompanhe tudo sobre:AppleCapitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasEmpresas brasileirasEmpresas estataisempresas-de-tecnologiaEstatais brasileirasExxonIndústria do petróleoListasListas da ForbesPetrobrasPetróleoRankingsTecnologia da informação

Mais de Mercados

Taurus confirma transferência de parte da produção para os EUA com influência de tarifas

Petrobras (PETR4) tomba na bolsa após dividendo abaixo do esperado e retorno ao gás de cozinha

Ibovespa fecha em queda pressionado por Petrobras (PETR4)

Gás de cozinha mais barato? Preços podem cair com volta de Petrobras à distribuição