Invest

Quem são as 3 CEOs brasileiras mais poderosas do mundo? Veja ranking

A revista americana Fortune selecionou 100 executivas com base na capacidade de inovação, trajetória profissional e esforços para melhorar o setor corporativo

Tarciana Medeiros tornou-se a primeira mulher a presidir o Banco do Brasil em 215 anos de história (Leandro Fonseca/Exame)

Tarciana Medeiros tornou-se a primeira mulher a presidir o Banco do Brasil em 215 anos de história (Leandro Fonseca/Exame)

Juliana Alves
Juliana Alves

Repórter de mercados

Publicado em 22 de maio de 2025 às 10h54.

Última atualização em 22 de maio de 2025 às 12h11.

A revista americana Fortune publicou o ranking das 100 mulheres mais poderosas no mundo dos negócios em 2025.

Dessas, três são brasileiras: Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, Lívia Chanes, CEO do Nubank no Brasil e Magda Chambriard, CEO da Petrobras.

A lista é composta por 52 mulheres atuando nos Estados Unidos e oito são da China. França e Reino Unidos são representados por sete executivas, respectivamente. Com o quinto lugar, Brasil é representado pelas três executivas.

Dezesseis executivas são estreantes, e o restante varia entre veteranas experientes e líderes da nova geração. As três primeiras colocadas deste ano foram Mary Barra, da GM; Julie Sweet, CEO da Accenture; e Jane Fraser, presidente do Citigroup.

Os critérios de avaliação são a influência da executiva, sua capacidade de inovação, trajetória profissional e esforços para melhorar o mundo dos negócios.

Tarciana Medeiros - CEO do Banco do Brasil – 64º lugar

Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil  (Leandro Fonseca/Exame)

Em abril de 2024, Tarciana Medeiros tornou-se a primeira mulher a presidir o Banco do Brasil em 215 anos de história. Ela fez carreira no banco nos últimos 24 anos, após trabalhar como feirante e professora.

Em um ano na posição de CEO, ela alcançou marcos como um lucro líquido ajustado recorde de R$ 35,6 bilhões em 2023, um crescimento de 11,4% em relação ao ano anterior. Ao se afirmar mulher negra, lésbica e nordestina, reforçou a pauta da diversidade e da inclusão, e promoveu políticas nesse sentido.

Livia Chanes - CEO do Nubank - 91º lugar

Livia Chanes, CEO do Nubank (Leandro Fonseca/Exame)

Livia Chanes passou a integrar a diretoria executiva da Nu Holdings, com a posição de CEO Brasil em janeiro de 2024. Chanes chegou ao banco como vice-presidente de operações no início da pandemia, em 2020.

Com bacharelado e mestrado em engenheira, começou a carreira no mundo dos negócios no Itaú Unibanco, e depois trabalhou na consultoria McKinsey.

Chanes chegou ao Nubank como vice-presidente de produtos. No segundo semestre de 2022 assumiu como country manager. O Nubank conta com mais de 100 milhões clientes, superando o banco mais antigo do país, o Banco do Brasil.

Magda Chambriard - CEO da Petrobras - 95º lugar

Magda Chambriard, presidente da Petrobras

Magda Chambriard, presidente da Petrobras  (Lucas Landau/Getty Images)

Magda Chambriard assumiu a presidência da empresa em maio de 2024.

Foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP) entre 2012 e 2016. Antes de ingressar na ANP, foi funcionária de carreira da Petrobras, onde trabalhou por 22 anos. Engenheira, atua como consultora na área de energia e petróleo.

Ela começou a carreira na Petrobras, em 1980, na área de produção. Ela também é mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ.

Acompanhe tudo sobre:RankingsMulheres executivasMulheresCEOsBB – Banco do BrasilPetrobras

Mais de Invest

Volume de negociação de títulos de alto risco atinge recorde diário em 2025, aponta JPMorgan

Operadora de 27 cassinos, Maverick Gaming entra com pedido de falência nos EUA

Dólar encosta nos R$ 5,60 ainda sob efeito das tarifas de Trump

Peso mexicano valoriza 11% e lidera entre moedas emergentes, apesar de tarifas de Trump