Invest

Balanços nos EUA, cenário fiscal e reunião do G7: o que move o mercado

No Brasil, o foco segue voltado para o cenário fiscal, na véspera da publicação do Relatório Bimestral de Receitas e Despesas

Publicado em 21 de maio de 2025 às 07h49.

Esta quarta-feira, 21, tem uma agenda econômica esvaziada no Brasil e no exterior. Os mercados acompanham os estoques de petróleo do Departamento de Energia dos EUA, que serão divulgados às 11h30, e a participação de Thomas Barkin, dirigente do Federal Reserve, em um evento às 13h. Às 21h30, será conhecido o PMI composto preliminar de maio do Japão, divulgado pela S&P Global.

Na temporada de balanços nos Estados Unidos, os investidores acompanham a divulgação dos resultados trimestrais de três grandes varejistas: Best Buy, Target e Lowe’s. Os números ganham relevância após o balanço da Walmart gerar dúvidas sobre o fôlego do consumo americano.

No Brasil, o foco segue voltado para o cenário fiscal, na véspera da publicação do Relatório Bimestral de Receitas e Despesas, que deve detalhar o esforço do governo para evitar um bloqueio de recursos. A equipe econômica está dedicada aos últimos ajustes nas medidas fiscais.

A participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, prevista para esta manhã, foi adiada para o dia 11 de junho. Ele falaria sobre a proposta de isenção do Imposto de Renda e o uso do crédito consignado.

No início da tarde, às 14h30, o Banco Central publica o fluxo cambial semanal. Já às 18h, Nilton David, diretor do BC, participa de um seminário promovido pela FGV.

No campo político, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne às 11h com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para apresentar a medida provisória da reforma do setor elétrico.

Já no cenário internacional, o destaque é a reunião dos ministros das Finanças do G7, que ocorre no Canadá. O grupo reúne Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, além da União Europeia como convidada permanente. As discussões devem abordar temas como estabilidade econômica global, financiamento climático e tensões geopolíticas.

Mercados internacionais

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em alta nesta quarta-feira, 21, enquanto os mercados europeus e os futuros de Wall Street operam com leve queda.

Acompanhe tudo sobre:AçõesBalançosEstados Unidos (EUA)PetróleoAjuste fiscalFernando HaddadVarejoG7 – Grupo dos Sete

Mais de Invest

IFIX em alta: Veja 5 fundos imobiliários comprar agora

Com menor acesso ao mercado americano, Samsung vê lucro cair pela metade

Não invista este mês sem antes conferir estas recomendações

Oi (OIBR3) abre caminho para levar recuperação judicial ao exterior via Chapter 11