Mercados

Bolsas da Ásia sobem mesmo com dados fracos da China

Cingapura - As bolsas asiáticas atingiram seu maior nível em quase um mês nesta sexta-feira, alavancadas pelo recuo do temor quanto à um default na Grécia e dados encorajadores dos Estados Unidos. O mercado acionário na Ásia iniciou o novo trimestre em tom positivo, com o índice de ações da Ásia-Pacífico fora do Japão atingindo […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2011 às 07h53.

Cingapura - As bolsas asiáticas atingiram seu maior nível em quase um mês nesta sexta-feira, alavancadas pelo recuo do temor quanto à um default na Grécia e dados encorajadores dos Estados Unidos.

O mercado acionário na Ásia iniciou o novo trimestre em tom positivo, com o índice de ações da Ásia-Pacífico fora do Japão atingindo seu maior nível desde o início de junho. Pela manhã, o índice subia 0,38 por cento, a 483,11 pontos.

Os mercados parecem ter levado em conta dados da China mais fracos que os esperados em seu avanço. Os papéis que compõem o MSCI da Ásia-Pacífico perderam ganhos após a divulgação dos dados, mas recuperaram terreno mais tarde.

"Dados econômicos globais sobre os EUA e o progresso nos problemas da dívida da Grécia estão alimentando o apetite por ações hoje", disse Lee Sun-yeb, analista de mercado da Shinhan Investment.

O parlamento grego aprovou a lei detalhada de austeridade e privatizações na quinta-feira em um voto crucial para garantir fundos de emergência e evitar uma iminente falência.

Dados da quinta-feira mostrando aceleração da atividade industrial no Meio-Oeste norte-americano em junho também ajudaram a levantar as ações, com o índice Nikkei avançando 0,53 por cento, e as ações na Coreia do Sul registrando alta de 1,19 por cento.

Os últimos dados sobre os EUA e o recuo dos temores com a Grécia podem ajudar a tirar o mercado acionário global de seu abatimento, disse Kiyoshi Noda, diretor de gestão de fundos na MU Investments, em Tóquio.

Ações asiáticas perderam ganhos com dados mostrando que o setor industrial chinês cresceu em seu pior ritmo em 28 meses em junho. O indicador de gerentes de compras (PMI) recuou para 50,9 pontos em junho contra 52 pontos em maio.

Embora a moderação da atividade não aponte para uma forte queda no crescimento econômico chinês no momento, os dados foram ligeiramente piores que as previsões e levaram alguns analistas a prever que a China pode ser menos agressiva nas condições da política de aperto monetário mais tarde este ano.

O índice acionário de Xangai caiu 0,10 por cento. O mercado de Hong Kong não operou.

A bolsa de Taiwan avançou 1,01 por cento. Cingapura teve alta de 0,60 por cento, e Sydney recuou 0,36 por cento.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Noivo de Taylor Swift vira sócio da Six Flags, operadora de parques de diversão

Vale (VALE3) tem maior produção trimestral de minério de ferro desde 2018

Netflix lucra abaixo do esperado; disputa tributária no Brasil impactou margens