Mercados

Bovespa abre em alta em dia de vencimento de opções

Ganha espaço no Brasil os movimentos dos investidores que focam o vencimento de opções sobre ações

Além de Petrobras e Vale, as siderúrgicas devem chamar a atenção no exercício (Raul Júnior/VOCÊ S/A)

Além de Petrobras e Vale, as siderúrgicas devem chamar a atenção no exercício (Raul Júnior/VOCÊ S/A)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2011 às 10h30.

São Paulo - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu o dia em alta, na esteira dos mercados internacionais. A primeira parte do pregão de hoje será dedicada ao exercício de opções sobre ações, o que eleva a volatilidade dos negócios. A agenda econômica dos Estados Unidos e a safra de balanços no Brasil ainda devem ser insuficientes para retirar a Bolsa do intervalo entre 65 mil e 68 mil pontos, já que persistem as incertezas em relação à Líbia e ao Japão. Às 10h07 (horário de Brasília), o índice Bovespa (Ibovespa) subia 1,00%, aos 67.547 pontos.

"Os mercados se recuperam, independentemente da Líbia e do Japão", avalia o estrategista-chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi. Para ele, o recrudescimento dos conflitos contra tropas leais ao ditador Muamar Kadafi segue tendo maior influência sobre o petróleo, que se sustenta acima de US$ 100 o barril. Enquanto isso, no Japão, os agentes acompanham os esforços das autoridades para resfriar os reatores danificados no complexo nuclear. "Mas o sinal é positivo para o dia", conclui Galdi.

A piora do índice de atividade nacional do Federal Reserve (Fed, o banco central nos EUA) de Chicago, de -0,1 em janeiro para -0,04 em fevereiro, não reduziu o fôlego de alta das bolsas norte-americanas e europeias, que sobem embaladas pelo noticiário corporativo. Neste ambiente mais ameno, ganha espaço no Brasil os movimentos dos investidores que focam o vencimento de opções sobre ações. Além de Petrobras e Vale, as siderúrgicas devem chamar a atenção no exercício.

A opção é um contrato que confere ao portador o direito de compra ou venda de um ativo a um preço predeterminado. O vencimento de opções é a data de validade desses contratos. A partir do dia seguinte, o detentor da opção não pode mais exercê-la. Por isso, no dia de vencimento das opções e nos dias imediatamente anteriores, o movimento da Bolsa pode sofrer distorções, com os investidores atuando de forma tal que os preços das ações se aproximem daqueles valores que mais os favorecem quando a opção for exercida.

Os investidores brasileiros também acompanham a divulgação de balanços de empresas com participação importante no Ibovespa. Hoje, PDG Realty divulga seus números após o fechamento do mercado.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAmérica LatinaÁsiaB3bolsas-de-valoresDados de BrasilEstados Unidos (EUA)JapãoPaíses ricos

Mais de Mercados

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas