Invest

Bradesco: inadimplência deve continuar pressionando balanço no 2º tri?

Segundo maior banco privado brasileiro divulga resultado nesta quinta-feira após o fechamento do mercado

Bradesco: banco divulga balanço do segundo trimestre após o fechamento do mercado (Eduardo Frazão/Exame)

Bradesco: banco divulga balanço do segundo trimestre após o fechamento do mercado (Eduardo Frazão/Exame)

Beatriz Quesada
Beatriz Quesada

Repórter de Invest

Publicado em 3 de agosto de 2023 às 06h28.

O Bradesco (BBDC4) tem enfrentado dificuldades para se levantar depois do tombo que a inadimplência vem causando nos números desde o ano passado. E embora as perspectivas estejam melhorando, o desafio ainda é grande.

Neste próximo resultado, o Bradesco deve continuar pressionado pela inadimplência segundo as projeções da própria gestão do banco. O CEO Octavio de Lazari alertou que esse seria o caso ao comentar os resultados do primeiro trimestre com jornalistas. A expectativa é que o ponto de virada venha ao longo do restante do semestre.

A projeção do consenso de mercado é de um lucro de R$ 4,48 bilhões para o Bradesco no segundo trimestre, o que representa um recuo de 36,5% frente ao registrado no mesmo período do ano anterior. Na comparação trimestral, o lucro deve crescer 5%. O balanço será divulgado nesta quinta-feira, 3, após o fechamento do mercado.

“Estamos preocupados com a possibilidade do Bradesco esteja tendo dificuldade para aumentar sua carteira nesse ambiente adverso, o que, combinado com uma abordagem de risco, retardaria a recuperação da rentabilidade”, afirmaram, em relatório, os analistas do BTG Pactual (do mesmo grupo controlador da EXAME).

O Itaú BBA também tem uma visão mais conservadora para o resultado do Bradesco. “Esperamos que o banco confirme que o segundo trimestre foi o pico para a inadimplência. Em termos macroeconômicos, o Bradesco é uma aposta positiva em um ambiente de taxas de juros mais baixas”, informou relatório do banco.

Balanços dos bancos

O Santander Brasil (SANB11) abriu a temporada de resultados dos bancos no último dia 26. O banco apresentou lucro líquido de R$ 2,309 bilhões no segundo trimestre, uma queda de 43,5% na comparação anual. Frente ao primeiro trimestre, o lucro subiu 7,9%.

Veja abaixo o calendário de divulgação dos bancos e as estimativas para cada resultado:

Veja também

Acompanhe tudo sobre:BradescoBalançosBancos

Mais de Invest

Presidente de investimentos da Vanguard alerta: 'Saia das ações americanas'

CEO da LVMH, dona da Louis Vuitton, negocia com Trump para proteger marcas de luxo

Volkswagen corta projeções após tarifas dos EUA derrubarem lucro no 2º tri

Ibovespa opera volátil; dólar sobe