Light: Transação inclui participação de 15% na distribuidora de energia fluminense (Light/Divulgação)
Redação Exame
Publicado em 27 de maio de 2025 às 19h42.
Última atualização em 27 de maio de 2025 às 19h59.
O BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da EXAME) acaba de comunicar que está adquirindo um pacote de ativos detidos por Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, por R$ 1,5 bilhão.
O contrato envolve a aquisição de 15,17% do capital da Light (LIGT3), distribuidora de energia que atua na cidade do Rio de Janeiro, e 8,12% da Méliuz (CASH3), de cashback — nesse último caso, indiretamente, por meio da cessão de cotas de fundo de investimento.
Em comunicado ao mercado, o banco informou que as participações acionárias "representam uma oportunidade de geração de valor para o banco" e "não implicam qualquer alteração no controle ou na governança das companhias investidas".
Segundo o banco, além das ações de ambas as empresas, a transação é mais ampla e envolve a aquisição de imóveis, créditos, direitos creditórios, outras ações listadas em percentuais inferiores a 5%, além de participações societárias privadas detidas, direta ou indiretamente, por Vorcaro.
A operação foi acompanhada e anuída pelo Banco Central e pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), tendo o controlador do Master o compromisso de disponibilizar os recursos para o capitalizar o banco.
O BTG ressaltou ainda que a transação "não inclui qualquer participação societária do BTG Pactual no Master ou em qualquer sociedade por este detida, controlada ou veículos de investimento que integrem o seu conglomerado prudencial, tampouco teve quaisquer destes como contraparte".