Mercados

IBM perde a confiança de seu maior investidor

Warren Buffett vendeu um terço das ações da empresa de tecnologia; companhia era vista como uma "queridinha" do mega-investidor

Warren Buffett (Chip Somodevilla/Staff/Getty Images)

Warren Buffett (Chip Somodevilla/Staff/Getty Images)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 5 de maio de 2017 às 11h10.

Última atualização em 5 de maio de 2017 às 14h35.

São Paulo — Warren Buffet, que chegou a ser o maior acionista da IBM, vendeu um terço das 81 milhões de ações que tinha da empresa de tecnologia. A informação foi dita pelo mega-investidor à rede CNBC.

O motivo, segundo Buffett, é que a avaliação que ele fazia há seis anos (quando começou a comprar IBM) sobre a empresa mudou bastante. E para pior.

"Se você olha para trás e vê o que a IBM estava projetando e como eles acreditavam que o negócio se desenvolveria, diria que o que aconteceu é que eles acabaram encontrando concorrentes muito difíceis", disse Buffett. "IBM é uma empresa forte, mas também têm grandes concorrentes fortes."

A IBM reportou uma queda de 13% no lucro líquido no primeiro trimestre de 2017. As receitas caíram pelo 20° trimestre consecutivo e chegaram a 18,16 bilhões de dólares — 2,8% a menos no mesmo período do ano anterior. Já o lucro líquido caiu para 1,75 bilhão de dólares, ante os 2,01 bilhões registrados no primeiro trimestre de 2016. 

Mesmo se desfazendo de boa parte dos papéis, Buffett ainda possui mais de 50 milhões de ações da companhia, que atualmente são cotadas por menos de 160 dólares.

Acompanhe tudo sobre:warren-buffettIBM

Mais de Mercados

Brasil encomenda crise futura ao manter juros altos por tanto tempo, diz Rubens Menin

Como a Exxon planeja recuperar US$ 4,6 bilhões em ativos 'confiscados' pela Rússia

Wall Street renova recordes pelo segundo dia seguido com expectativa de mais cortes de juros nos EUA

Inter leva finanças para estádio de futebol: o 'gol' é aumentar sua base de investidores