Mercados

Com Eike foragido, empresas do antigo Império X caem na Bolsa

Empresário foi alvo de nova fase da Lava Jato e é acusado de receber vantagens indevidas na gestão do ex-governador do Rio Sérgio Cabral

Eike Batista: alvo da Operação Lava Jato (Patrick Fallon/Bloomberg)

Eike Batista: alvo da Operação Lava Jato (Patrick Fallon/Bloomberg)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 26 de janeiro de 2017 às 11h49.

Última atualização em 26 de janeiro de 2017 às 11h52.

São Paulo — Depois do empresário Eike Batista ser alvo da Lava Jato, duas das empresas do antigo "Império X" despencaram na Bolsa nesta quinta-feira (26).

Durante a manhã, as ações ordinárias da OGPar (ex-OGX) chegaram a registrar queda de 4,5% e eram cotadas a 4,45 reais cada uma, na mínima do dia.

Considerada a joia da coroa de Eike, a companhia está em recuperação judicial desde 2013. No último dia 11, a OGPar informou ao mercado que firmou acordo com três grupos de credores para converter uma parte significativa de suas dívidas em papéis da empresa.

Quem também caía era a MMX, da área de mineração. Os papéis ordinários da companhia chegaram a ter baixa de 4,7% e eram negociados na casa dos 5,50 reais cada um. No final de dezembro de 2016, a Justiça aceitou o pedido de recuperação judicial da companhia, que hoje é controlada pelo grupo Mubadala, do governo de Abu Dhabi.

Lava Jato

A Polícia Federal expediu nesta quinta-feira um mandado de prisão preventiva contra Eike Batista no âmbito da operação Lava Jato. Como ele não foi encontrado em casa, já é considerado foragido pela Justiça. De acordo com sua defesa, ele está no exterior, mas deve se entregar em breve.

Eike é acusado de ter simulado negócios para pagar e ocultar valores ilícitos. Segundo a força-tarefa da operação, ele teria pago 16,5 milhões de dólares em propina ao ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.


 

Acompanhe tudo sobre:Eike Batista

Mais de Mercados

Reservas de BCs com ouro ultrapassam as de títulos do Tesouro dos EUA pela 1ª vez desde 1996

Dólar sobe pela 3ª sessão seguida com aumento de percepção de risco sobre economia global

Ibovespa fecha em queda com mercado repercutindo resultado do PIB do segundo trimestre

Warren Buffett diz estar frustrado com a divisão da Kraft Heinz; ações caem após declaração