Uso de celular para redes sociais (Getty Images)
Repórter de Mercados
Publicado em 15 de maio de 2025 às 09h59.
A Uber e o iFood anunciaram um acordo estratégico que permitirá que clientes do iFood peçam corridas da Uber diretamente pelo app de delivery, enquanto quem usa a Uber terá acesso a entregas de comida, mercado, farmácia e conveniência do iFood pelo aplicativo de transporte.
A implementação terá início em cidades selecionadas no segundo semestre e será estendida para todo o país em etapas posteriores.
Os CEOs das empresas afirmam que a convergência vai aumentar a utilização dos serviços, beneficiando motoristas e entregadores parceiros.
Na prática, as mudanças vão ocorrer dentro dos aplicativos que já existem. A Uber criará uma aba de delivery com as opções do iFood, e o app do iFood ganhará uma seção de mobilidade para corridas da Uber.
A Uber já chegou a concorrer com o iFood no Brasil, por meio de sua plataforma de delivery de comida, o Uber Eats. Mas desistiu da operação deficitária em 2022, frente à dianteira da plataforma da Prosus no Brasil.
Nas últimas semanas, Rappi e 99Foods anunciam investimentos que ultrapassam o bilhão no país e zeraram as taxas de seus restaurantes parceiros pelos próximos anos. A movimentação foi vista como um chacoalhão ao iFood, que domina pelo menos 80% do delivery de restaurantes.
A gigante chinesa Meituan também anunciou nesta semana o lançamento do Keeta, seu serviço de entrga de comida no Brasil. A operação receberá um investimento de R$ 5,6 bilhões ao longo dos próximos cinco anos para apoiar a expansão da empresa no país.