Mercados

Decolar.com negocia com bancos fazer IPO na Nasdaq, dizem fontes

A empresa é considera como um unicórnio, termo dado para empresas de capital fechado da área de tecnologia com valor de mercado acima de US$ 1 bi

Nasdaq: segundo as fontes, a Decolar.com ainda tem que contratar bancos de investimentos para assessorá-la no IPO (Andrew Kelly/Reuters)

Nasdaq: segundo as fontes, a Decolar.com ainda tem que contratar bancos de investimentos para assessorá-la no IPO (Andrew Kelly/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 30 de novembro de 2016 às 16h45.

São Paulo/São Francisco - O site de reservas de viagens Decolar.com está seguindo adiante com os planos de fazer uma oferta pública inicial de ações (IPO) na bolsa norte-americana Nasdaq no próximo ano, afirmaram três fontes com conhecimento do plano.

O fundo de hedge norte-americano Tiger Global Management, que detém 60 por cento da Decolar.com, está liderando o plano com base na avaliação de que a empresa de 17 anos de idade está suficientemente estabelecida e bem reconhecida para abrir seu capital, afirmaram as fontes.

A empresa é considera como um unicórnio, termo dado para empresas de capital fechado da área de tecnologia com valor de mercado acima de 1 bilhão de dólares.

Tais companhias são raras na América Latina. A Decolar está presente em cerca de uma dezena de países latino-americanos por meio do site em espanhol Despegar.com e da página em português Decolar.com.

Segundo as fontes, a Decolar.com ainda tem que contratar bancos de investimentos para assessorá-la no IPO. Conversas com alguns deles já ocorreram.

Uma das fontes afirmou que Citigroup, Morgan Stanley e JPMorgan Chase são candidatos potenciais para assumir o papel de assessores da empresa na operação. A fonte acrescentou que um banco brasileiro também é candidato.

Um representante da Decolar confirmou o plano do IPO para o próximo ano, que provavelmente deve ocorrer durante o segundo semestre, mas não comentou sobre a negociação com os bancos.

Representantes do Tiger Global Management não comentara o assunto, assim como os bancos.

Segundo a primeira fonte, a Decolar.com tinha 3,5 bilhões de dólares em reservas brutas no ano passado, das quais 40 por cento geradas no Brasil.

Esse volume é cerca de 10 vezes maior que a receita da operadora de turismo CVC, maior empresa do setor listada no país.

Os outros acionistas da Decolar são a agência de viagens norte-americana Expedia, que investiu 270 milhões de dólares no ano passado por uma participação de menos de 20 por cento, e as empresas de investimentos General Atlantic, Sequoia Capital, Insight Venture Partners e Accel Partners Management.

O investimento da Expedia avaliou a Decolar.com como valendo 1,4 bilhão de reais, afirmaram as fontes.

Apesar de ter sede em Buenos Aires, onde a empresa usa a marca Despegar.com, a Decolar tem forte presença no Brasil. A companhia foi criada em 1999 pelo empresário Roberto Souviron.

A Tiger uma das maiores investidoras em empresas de tecnologia no Brasil, com participações em empresas financeiras como Nubank e a empresa de comércio eletrônico N2com Internet, conhecida pela marca de varejo online Netshoes.

Acompanhe tudo sobre:DecolarIPOsNasdaq

Mais de Mercados

Ibovespa opera em queda de olho em Petrobras (PETR4)

Petrobras busca 'grandes clientes' para distribuir combustível líquido, diz executivo

Petrobras vê menos chances de dividendo extraordinário com petróleo no atual patamar

Petrobras (PETR4) tomba na bolsa após dividendo abaixo do esperado e retorno ao gás de cozinha