Mercados

Escândalo: ex-diretor do Barclays responsabiliza Bob Diamond

"Tudo o que fiz foi com base em conversas que tive com Bob Diamond", declarou o banqueiro canadense

O ex-conselheiro delegado do banco britânico Barclays Bob Diamond: "Transmiti a instrução tal qual a recebi", afirmou o ex-diretor (©AFP/Archives / Carl Court)

O ex-conselheiro delegado do banco britânico Barclays Bob Diamond: "Transmiti a instrução tal qual a recebi", afirmou o ex-diretor (©AFP/Archives / Carl Court)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2012 às 18h45.

Londres - Jerry del Missier, ex-diretor de operações do Barclays que renunciou pelo escândalo de manipulação das taxas interbancárias, declarou nesta segunda-feira que agiu por instrução do ex-conselheiro delegado do banco, Bob Diamond, que também deixou o cargo.

Del Missier reconheceu ante a Comissão do Tesouro da Câmara dos Comuns que deu instruções a um dos serviços do banco - o money market desk - para que fosse reduzida a taxa transmitida à Associação de Banqueiros Britânicos (BBA) para o cálculo da taxa interbancária britânica Libor e a europeia Euribor.

"Tudo o que fiz foi com base em conversas que tive com Bob Diamond", declarou o banqueiro canadense, explicando que o ex-conselheiro delegado lhe disse que teve uma discussão o vice-governador do Banco da Inglaterra, Paul Tucker. "Transmiti a instrução tal qual a recebi", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasBancosPaíses ricosEuropaReino UnidoFinançasEmpresas inglesasBarclaysbancos-de-investimento

Mais de Mercados

Na Argentina, volatilidade à vista até a próxima eleição: e os seus investimentos?

Ibovespa fecha em queda com o mercado aguardando indicadores de inflação

iPhone 17 não anima investidores e Apple fecha em queda de 1,5%

Dólar fecha em alta à espera de indicadores de inflação nos EUA e no Brasil