Mercados

FCStone vê escassez de açúcar até colheita do Brasil

Diferença entre prêmios dos contratos com vencimento em março e em maio de 2012 mais que triplicou em um mês

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2011 às 13h07.

Londres - A oferta de açúcar no mercado vai permanecer limitada até o início da colheita de cana na safra 2012-13 no Brasil, principal produtor do mundo, disse a corretora FCStone do Brasil.

O prêmio do contrato de açúcar com vencimento em março de 2012 em relação ao vencimento de maio mais que triplicou em um mês, segundo dados compilados pela Bloomberg. O aumento da diferença indica que a previsão de superávit na oferta só será concretizada no inicio da próxima colheita no Brasil, disse hoje Bruno Zaneti, consultor da FCStone, em respostas enviadas por e- mail.

“A colheita no Hemisfério Norte vai começar no quarto trimestre, e, com a produção do Brasil em queda acentuada, vamos ver uma oferta limitada até o começo da próxima colheita”, disse ele, em referencia à safra do País. “Isso se reflete no spread entre os contratos de março e maio de 2012, com o de maio sendo limitado pela nova colheita” no Brasil.

A colheita da cana-de-açúcar no Brasil começa geralmente em abril, enquanto no Hemisfério Norte, geralmente em outubro. O Macquarie Group Ltd. cortou este mês a previsão para o superávit de oferta do Mercado de açúcar na safra 2011-12, de 8,3 milhões de toneladas para 7 milhões de toneladas, citando a redução de produção do Brasil na safra atual.

O contrato com vencimento em marco de 2012 era negociado 1,45 centavos de dólar por libra acima do contrato que vence em maio às 10:43 na ICE Futures U.S. em Nova York. A diferença era de 0,44 centavos um mês atrás.

A safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil deve cair pela primeira vez em 10 anos para 535 milhões de toneladas de cana na temporada 2011-12, disse a C. Czarnikow Sugar Futures Ltd. em 6 de julho. A União da Indústria de Cana-De-Açúcar deve reduzir neste mês sua previsão atual de 568,5 milhões de toneladas.

Acompanhe tudo sobre:acucarAgronegócioCommoditiesTrigo

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF