Mercados

Ibovespa fecha em alta por cenário externo; Dasa dispara

O Ibovespa subiu 0,33 por cento, a 51.356 pontos, em dia de recuperação após as perdas da sexta-feira


	Bovespa:   o giro financeiro do pregão foi de 4,128 bilhões de reais
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Bovespa:   o giro financeiro do pregão foi de 4,128 bilhões de reais (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2013 às 16h55.

São Paulo -  O principal índice da Bovespa fechou esta segunda-feira em alta, na esteira da melhora no cenário externo e com destaques domésticos como a Dasa

O Ibovespa subiu 0,33 por cento, a 51.356 pontos, em dia de recuperação após as perdas da sexta-feira. O giro financeiro do pregão foi de 4,128 bilhões de reais.

"(O Ibovespa) acompanhou o mercado externo, com declarações da Lagarde sobre a economia norte-americana", disse o operador de renda variável na Renascença DTVM Luiz Roberto Monteiro.

No domingo, a chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse que o FMI prevê que a economia dos EUA crescerá mais rápido em 2014. Para Monteiro, porém, a tendência da Bovespa é ficar "devagar" nos próximos pregões, com um volume financeiro mais fraco devido aos feriados de fim de ano, e com investidores mais atentos ao cenário corporativo.

Nesta sessão, o índice foi puxado pelas ações da empresa de diagnósticos médicos Dasa, após a publicação de oferta pública para aquisição pela Cromossomo Participações, de até 100 por cento das ações, a 15 reais cada. Também influenciaram positivamente as ações da CSN e da Petrobras.

Gol, que divulgou dados operacionais de novembro na sexta, também foi destaque positivo. Vale teve leve queda, após operar todo o dia no campo positivo, após a mineradora anunciar que desistiu do processo sobre tributação de lucros obtidos por suas subsidiárias no exterior no período 2003-12. Na outra ponta, a ação preferencial da Oi foi destaque negativo. A empresa informou pela manhã que concluiu a venda da participação na empresa de cabos submarinos GlobeNet para um fundo do BTG Pactual. 

Atualizada às 17h54.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSetor de saúdeB3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiroDasa

Mais de Mercados

Noivo de Taylor Swift vira sócio da Six Flags, operadora de parques de diversão

Vale (VALE3) tem maior produção trimestral de minério de ferro desde 2018

Netflix lucra abaixo do esperado; disputa tributária no Brasil impactou margens