Invest

Investidores mostram maior nível de pessimismo com o dólar desde 2006

Pesquisa do BofA mostra que 61% dos entrevistados esperam uma desvalorização da moeda americana nos próximos 12 meses

 (Designed by/Freepik)

(Designed by/Freepik)

Publicado em 16 de abril de 2025 às 10h42.

O pessimismo com o dólar atingiu o maior nível em quase 20 anos, segundo a pesquisa global com gestores do Bank of America. Ao todo, 61% dos entrevistados esperam uma desvalorização da moeda americana nos próximos 12 meses — o maior percentual desde maio de 2006.

O índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de moedas fortes, acumula queda de 8,3% no ano. A aversão ao dólar ganhou força após o presidente Donald Trump anunciar o tarifaço contra parceiros comerciais dos Estados Unidos. Nos dias seguintes ao anúncio, em 2 de abril, mais de US$ 5 trilhões foram varridos do valor de mercado do índice S&P 500.

A pesquisa do BofA também apontou um movimento recorde de saída de investidores da bolsa americana. Um saldo líquido de 53% dos gestores pretende reduzir a exposição a ações dos EUA, enquanto o ouro voltou ao topo das apostas, superando as gigantes de tecnologia conhecidas como as “Sete Magníficas”.

Os investidores estão passando por uma crise de confiança nos Estados Unidos. “O problema é que, a qualquer momento, pode surgir uma manchete da Casa Branca que nos deixe em situação pior ou melhor que a de agora", resumiu ao Financial Times o chefe global de renda variável de um grande banco europeu.

A tolerância ao risco caiu ao menor nível em dois anos. Os gestores estão preferindo ativos defensivos, como caixa, títulos públicos e ações de setores como saúde e energia.

As expectativas para a economia global também caíram. Cerca de 80% dos entrevistados esperam um crescimento mais fraco nos próximos 12 meses. Apenas dois meses atrás, os entrevistados estavam igualmente divididos sobre a direção da economia global.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 10 de abril com 164 participantes, que acumulam US$ 386 bilhões sob gestão.

Acompanhe tudo sobre:DólarTarifasDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Invest

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Vale a pena investir em arte? Entenda como funciona o mercado

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas