Mercados

IPO da Saudi Aramco está no caminho para acontecer em 2018

A venda de cerca de 5% da Aramco é a peça central do Vision 2030, um ambicioso plano para diversificar a economia saudita para além do petróleo

Saudi Aramco (Kostas Tsironis/Bloomberg)

Saudi Aramco (Kostas Tsironis/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 26 de outubro de 2017 às 16h05.

Última atualização em 26 de outubro de 2017 às 16h06.

Riad - A oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Saudi Aramco está no caminho para ser realizada no próximo ano, e a gigante saudita de petróleo pode ser avaliada em mais de 2 trilhões de dólares, disse à Reuters o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, em entrevista.

A venda de cerca de 5 por cento da Aramco no ano que vem é a peça central do Vision 2030, um ambicioso plano para diversificar a economia saudita para além do petróleo, que é liderado pelo príncipe Mohammad.

Autoridades sauditas disseram que as bolsas domésticas e internacionais, como Nova York, Londres, Tóquio e Hong Kong, foram consideradas para uma listagem parcial da companhia estatal.

A decisão sobre qual bolsa garantirá a oferta ainda não foi feita, alimentando especulações de mercado de que o IPO pode ser postergado para além de 2018, ou até mesmo arquivado, em meio a crescentes preocupações sobre a viabilidade de uma listagem internacional.

"Estamos a caminho para 2018... mas (os detalhes da) listagem ainda estão sendo discutidos", disse à Reuters o príncipe Mohammad, em entrevista em Riad na quinta-feira. "A empresa fará seu IPO em 2018."

O príncipe herdeiro não quis discutir os detalhes específicos do IPO, que pode ser o maior na história e deve arrecadar cerca de 100 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:Indústria do petróleoArábia SauditaIPOsSaudi Aramco

Mais de Mercados

Governo do Canadá intervém para deter greve da Air Canada

Após lucro fraco, Air Canada enfrenta greve que paralisa 200 voos diários para os EUA

O que EUA e Argentina têm em comum? Investidores veem 'paralelos preocupantes'

Do Drex à inteligência artificial 'explicável': As 5 inovações que vão mudar o mercado financeiro