Mercados

Minoritários da Portugal Telecom reagem a termos de fusão

Associação que representa os minoritários pede que os membros do conselho não executem a deliberação da última assembleia de acionistas


	Cabos de rede conectados a uma das máquinas dos servidores da Portugal Telecom, em Covilha
 (Mario Proenca/Bloomberg)

Cabos de rede conectados a uma das máquinas dos servidores da Portugal Telecom, em Covilha (Mario Proenca/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2014 às 21h21.

Rio - A Associação de Investidores e Analistas Técnicos (ATM), que representa os acionistas minoritários da Portugal Telecom (PT), informou nesta terça-feira, 9, ter enviado carta registrada para o Conselho de Administração da companhia.

No documento, pede que os membros do conselho não executem a deliberação da última assembleia de acionistas. A reunião de ontem aprovou a revisão dos termos da fusão da tele portuguesa com a Oi.

Em seu site, a associação afirmou que com 0,5% do capital social da empresa é possível entrar com providência cautelar para impedir que a deliberação social seja executada.

A ATM diz, no entanto, que esse tipo de ação ainda não está equacionada, mas "também não pode ser de todo excluída".

Os termos do acordo entre Oi e PT foram aprovados por 98,25% dos votos presentes. Foram à assembleia representantes de 46% do capital social com direito a voto.

As alterações da fusão ocorreram após a descoberta do investimento de 897 milhões de euros, feito pela PT na Rioforte, holding do Grupo Espírito Santo (GES).

A aplicação em papéis comerciais não foi paga pela Rioforte, o que resultou na revisão dos termos da fusão com a operadora brasileira.

A Oi garante que não havia sido informada sobre esse investimento. A empresa do GES anunciou no mês passado a reestruturação da sua dívida, com pedido de proteção contra credores.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasServiços3GTelecomunicaçõesOperadoras de celularFusões e AquisiçõesBrasil TelecomOiTelemarEmpresas portuguesasPortugal TelecomAcionistasacionistas-minoritarios

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi