Mercados

Moody's rebaixa perspectivas de Alemanha e Holanda

Agência alertou que esses países podem ter de aumentar apoio a Estados endividados da zona do euro, como Espanha e Itália

Agência de classificação de risco Moody´s: órgão confirmou ainda o rating "AAA" e a perspectiva estável para a Finlândia (Mike Segar/Reuters)

Agência de classificação de risco Moody´s: órgão confirmou ainda o rating "AAA" e a perspectiva estável para a Finlândia (Mike Segar/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2012 às 20h07.

Nova York - A agência de classificação de risco Moody's reduziu nesta segunda-feira, de estável para negativa, a perspectivas do rating soberano "AAA" de Alemanha, Holanda e Luxemburgo, alertando que esses países podem ter de aumentar apoio a Estados endividados da zona do euro, como Espanha e Itália.

A Moody's também citou um aumento da chance de a Grécia deixar a zona do euro, o que "desencadearia uma série de choques ao setor financeiro... que as autoridades poderiam apenas conter com custos muito altos".

A agência confirmou ainda o rating "AAA" e a perspectiva estável para a Finlândia, embora tenha dito que os quatro países avaliados estavam adversamente afetados pelo aumento das incertezas sobre a crise da dívida na zona do euro e a crescente possibilidade de que um maior apoio seja necessário a outros países da zona do euro, mais notadamente Espanha e Itália.

A Moody's afirmou que o fardo desse apoio recairia mais fortemente sobre os Estados com melhores ratings na zona do euro. A agência anunciou também que suas decisões sobre Alemanha, Holanda e Luxemburgo significam que agora há perspectivas negativas para todos os países que devem "arcar com o ônus financeiro principal do apoio".

A agência colocou França e Áustria em perspectiva negativa em fevereiro.

A Finlândia escapou da mesma avaliação em parte por seu pequeno e internamente orientado sistema bancário e suas relações comerciais limitadas com o restante da zona do euro, completou a Moody's.

A agência de classificação de risco Standard & Poor's tem perspectiva estável para a Alemanha, mas perspectivas negativas para Luxemburgo, Holanda e Finlândia. Todos possuem rating "AAA".

A Fitch dá aos quatro sua melhor classificação e perspectivas estáveis.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaMercado financeiroAlemanhaAgências de ratingHolandaMoody'sRating

Mais de Mercados

Reservas de BCs com ouro ultrapassam as de títulos do Tesouro dos EUA pela 1ª vez desde 1996

Dólar sobe pela 3ª sessão seguida com aumento de percepção de risco sobre economia global

Ibovespa fecha em queda com mercado repercutindo resultado do PIB do segundo trimestre

Warren Buffett diz estar frustrado com a divisão da Kraft Heinz; ações caem após declaração