Mercados

Nikkei fecha em alta após desvalorização do iene

O dólar se valorizou acima de 103 ienes, para o maior patamar em seis meses ante o iene


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei avançou 0,6% e encerrou o pregão com 15.749,66 pontos
 (Getty Images)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei avançou 0,6% e encerrou o pregão com 15.749,66 pontos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2013 às 05h24.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio encerrou o pregão em alta, influenciado pela valorização do dólar acima de 103 ienes, para o maior patamar em seis meses ante o iene. O índice Nikkei avançou 0,6% e encerrou o pregão com 15.749,66 pontos, aproximando-se do recorde de fechamento em quase seis anos.

O índice Nikkei já acumula ganhos de quase 12% desde 28 de outubro, e está posicionado para superar a máxima intraday do ano, registrada quando o índice bateu os 15.942,60 pontos.

As ações registraram ganhos desde o início do pregão, à medida que o dólar superou a marca de 103 ienes e alcançou a máxima em seis meses. A valorização da moeda norte-americana reflete a surpreendente melhora no índice de atividade industrial dos EUA, medido pelo Instituto para Gestão de Oferta (ISM, na sigla em inglês). O indicador subiu para 57,3 em novembro, de 56,4 em outubro, e alcançou o maior nível do ano.

"O dado dos EUA está mantendo a especulação sobre quando o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) começará o processo de redução dos estímulos de suas operações mensais de compra de bônus bem ancoradas", disse um diretor de negociação de ações em uma corretora estrangeira.

No entanto, a alta preocupou alguns investidores, que afirmaram que essas compras especulativas podem acionar uma correção antes do vencimento de opções e futuros de índices na próxima semana.

O estrategista sênior de investimentos da Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities, Norihiro Fujito, explicou que grande parte da alta do mercado tem ocorrido com a clássica estratégia do mercado de operar vendido em iene e comprado em índices futuros do Nikkei.

Norihiro alertou que com o vencimento de contratos futuros e de opções em 13 de dezembro pode ocorrer um significativo desmonte de posições por grandes players internacionais. Segundo dados do governo, o fluxo de investimentos estrangeiros em ações no Japão totalizaram 2 trilhões de ienes nas duas últimas semanas, no maior movimento desde abril.

Entre as ações com grande peso no índice, destaque para os ganhos de 4,3% nas ações do SoftBank e de 2,5% para as do JGC. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi