Mercados

Nos balanços, o reflexo da economia

A semana que se inicia tem a divulgação de balanços de varejistas à exportadoras, passando por bancos e energia elétrica. Ao todo são 27 empresas que devem ajudar a mapear o tamanho da derrocada que a economia do país teve durante o segundo trimestre. Até aqui, os números das 38 companhias de capital aberto que […]

BOVESPA: 27 empresas dos mais variados setores divulgam resultados nesta semana; até aqui os lucros caíram 30% em relação a 2015  / Germano Lüders (Germano Lüders/Reuters)

BOVESPA: 27 empresas dos mais variados setores divulgam resultados nesta semana; até aqui os lucros caíram 30% em relação a 2015 / Germano Lüders (Germano Lüders/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2016 às 05h53.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h32.

A semana que se inicia tem a divulgação de balanços de varejistas à exportadoras, passando por bancos e energia elétrica. Ao todo são 27 empresas que devem ajudar a mapear o tamanho da derrocada que a economia do país teve durante o segundo trimestre.

Até aqui, os números das 38 companhias de capital aberto que já divulgaram seus balanços mostra uma queda 30% nos lucros na comparação anual, segundo dados da consultoria Economatica. Entre os resultados mais surpreendentes estão o prejuízo de 583 milhões de reais do varejista Grupo Pão de Açúcar e o prejuízo de 337 milhões de reais da fabricante de aviões Embraer.

Esta semana, mais quedas devem a caminho. O Itaú Unibanco – que em 2015 lucrou 23,3 bilhões de reais, o maior ganho já obtido por um banco no país – deve apresentar um lucro 18% menor do que o do segundo trimestre do ano passado, em torno de 5 bilhões de reais, segundo dados da consultoria Thompson Reuters.

A situação também não é fácil paraa varejista Magazine Luiza, que em meio a queda do consumo, deve reportar um prejuízo de 5,2 milhões de reais, segundo analistas do Itaú BBA, ante o lucro de 3 milhões de reais no mesmo período do ano passado.

Do lado positivo, a prestadora de serviços financeiros Cielo deve entregar mais um bom resultado, com um lucro de 976,6 milhões de reais, uma alta de 12% na comparação anual, segundo estimativas do Itaú BBA. Mas, em abril, a companhia avisou que havia perdido alguns grandes varejistas que tinha como clientes e que isso poderia impactar negativamente.

Como a semana também terá a retomada dos trabalhos no Congresso e o encaminhamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff, os investidores terão um olho na bolsa, outro em Brasília. Se a política continuar oferecendo uma perspectiva de melhora, os balanços pintados de vermelho podem não ter um impacto muito negativo nas ações. Em julho, vale lembrar, a bolsa subiu 11% mesmo com aumento do desemprego. Para os gestores, pra frente é que se olha.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mercados

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas