Mercados

Oferta de ações da Equatorial Energia movimenta R$1,4 bi

Papeis foram precificados quase 5% abaixo do preço de fechamento das ações da empresa


	Recursos serão aplicados para capitalizar a Celpa e reforçar capital de giro da companhia
 (Getty Images)

Recursos serão aplicados para capitalizar a Celpa e reforçar capital de giro da companhia (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2012 às 19h40.

Rio de Janeiro - A companhia elétrica Equatorial Energia movimentou 1,4 bilhão de reais em suas ofertas primária e secundária subsequentes de ações, de acordo com informações publicadas no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta sexta-feira.

O papel foi precificado a 16 reais, quase 5 por cento abaixo do preço de fechamento de quinta-feira, em uma operação coordenada pelo banco BTG Pactual.

A operação primária levantou 1,21 bilhão de reais, com a emissão de 75,6 milhões de ações, segundo a CVM. Já a oferta secundária levantou 210,5 milhões de reais, com 13,15 milhões de papéis.

A oferta primária ficou acima da previsão inicial da empresa, que previu em outubro levantar 1 bilhão de reais para capitalizar a endividada distribuidora paraense de energia Celpa e reforçar seu capital de giro.

A Equatorial selou a compra da Celpa no fim de setembro, promentendo aportar cerca de 800 milhões de reais na distribuidora.

A Celpa, por sua vez, busca fazer um aumento de capital de até 572 milhões de reais, com a emissão de 2,6 bilhões de ações, e marcou a assembleia geral para votar a proposta para 26 de dezembro. O preço por papel foi fixado em 0,22 real.

"O acionista controlador subscreverá, incialmente, a quantidade de ações equivalente à sua participação societária na companhia na data de deliberação do aumento do capital (correspondente a, aproximadamente, 350 milhões de reais)... e reserva-se o direito de, eventualmente, adquirir sobras de ações", afirmou a Celpa em convocação de acionistas para votar o aumento de capital.

A Equatorial adquiriu a distribuidora do Pará por 1 real, passando a deter cerca de 60 por cento do capital da Celpa.

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiroCVMOfertas de ações

Mais de Mercados

Mercados iniciam semana em alta com expectativa de corte de juros pelo Fed

Volume de negócios com ações na B3 chega ao menor patamar em seis anos

Ação 'foguete'? Entenda como essa empresa de vidro pode ter valorização apoiada por Apple e Nvidia

Quanto vale um CEO? Para a Tesla, US$ 1 trilhão (se Musk fizer o impossível)