Mercados

Parceria com Shenzhen trará novidades para PMEs na bolsa, afirma Edemir Pinto

Bolsa chinesa é especializada em trazer pequenas e médias empresas para o mercado de ações

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2011 às 16h04.

Campos do Jordão – A parceria com a bolsa de Shenzhen ajudará a Bovespa a atrair mais pequenas e médias empresas (PMEs) para o mercado de ações, disse o presidente da bolsa brasileira, Edemir Pinto, nesta sexta-feira. As duas empresas assinaram hoje um memorando de entendimentos durante o 5º Congresso Internacional de Mercados Financeiro e de Capitais realizado em Campos do Jordão, São Paulo.

“Criamos um sistema especial, o ChiNext, para educar e proporcionar treinamento para as pequenas e médias empresas”, explicou Song Liping, CEO da bolsa de Shenzhen. O sucesso do foco maior para as PMEs fez com que a 2ª maior bolsa do país asiático atraísse 290 empresas no ano passado, um número superior ao da sua maior competidora (30 listagens), a bolsa de Xangai.

Em 2011, cerca de 100 já realizaram a sua venda inicial de ações em Shenzhen, situada no sul da China. “Nosso objetivo é um intercâmbio com o mercado chinês, que teve um crescimento espetacular, principalmente para as pequenas e médias empresas”, ressaltou o executivo da bolsa brasileira.

“Muito em breve teremos novidades no Bovespa Mais. É um segmento que ainda nos dará muita alegria”, destacou. O segmento especial da Bovespa às PMEs ainda não decolou e só atraiu até agora a Nutriplant. Ele lembra que o Brasil possui pelo menos 15 mil empresas com um faturamento entre 100 e 400 milhões de reais por ano.

O memorando de entendimentos assinado hoje também visa os estudos para a troca de informações para possibilitar a participação dos emissores dos dois países nas duas bolsas, além do “cross-listing” de produtos. Ambos executivos da Bovespa e de Shenzhen admitem também que os resultados concretos da parceria devem levar algum tempo por conta das diferenças regulatórios dos dois países.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAmérica LatinaÁsiabolsas-de-valoresChinaDados de BrasilEdemir PintoExecutivosExecutivos brasileirosIPOsMercado financeiroPersonalidades

Mais de Mercados

Após lançamento em Austin, Tesla mira Nevada para ampliar serviço de robotáxis

'Desquerida'? Ação da WEG toca mínima do ano após balanço e apaga ganhos recentes

Ibovespa fecha em alta com impulso de Petrobras e bancos

Tesla (TSLA) reporta a maior queda nas receitas trimestrais em mais de uma década