Invest

Petrobras dispara mais de 6% após presidente prometer paridade de preços

Em cerimônia de posse, declarações de general Joaquim Silva e Luna agradam investidores

General Joaquim Silva e Luna: novo presidente da Petrobras (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

General Joaquim Silva e Luna: novo presidente da Petrobras (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 19 de abril de 2021 às 14h32.

Última atualização em 19 de abril de 2021 às 14h37.

As ações da Petrobras (PETR3/PETR4) sobem mais de 6%, chegando a liderar as altas do Ibovespa no pregão desta segunda-feira, 19. A forte valorização ocorre após o novo presidente da estatal, o general Joaquim Silva e Luna, afirmar que irá reduzir a volatilidade do preço do combustível sem desrespeitar a paridade internacional. A declaração foi feita em cerimônia que oficializa a posse do militar no comando da empresa.

Está na hora de comprar ações da Petrobras? Descubra com o time de analistas da EXAME Invest Pro

O cumprimento da paridade internacional vinha sendo uma das principais preocupações do mercado, tendo em vista que o tema foi o estopim para a demissão do então presidente da companhia Roberto Castello Branco, em fevereiro.

Embora as sinalizações de Silva e Luna tenham sido bem recebidas por investidores, ainda há dúvidas sobre como o novo presidente irá lidar com a pressão para aumentar o preço dos combustíveis, caso necessário.

"Acreditamos que a nova gestão se debruçará sobre as soluções plausíveis logo. E será nesta tomada de decisão que conseguiremos captar com maior qualidade o sinal que a nova gestão enviará sobre sua forma de atuação", avaliam analistas da Ativa Investimentos em nota.

A expectativa do mercado é de que uma espécie de fundo de estabilização seja usado para suavizar os reajustes no preço do combustível. Ideia semelhante havia sido proposta pelo ex-ministro da Fazendo Henrique Meirelles em sua campanha presidencial de 2018.

Em outra tentativa de diminuir a desconfiança do mercado sobre seu nome, Silva e Luna afirmou que irá manter os planos de desinvestimento da Petrobras, que envolvem vendas de refinarias e campos maduros e maior foco no pré-sal.

Acompanhe tudo sobre:PetrobrasPetróleoCombustíveisGasolinaÓleo diesel

Mais de Invest

Wall Street renova recordes pelo segundo dia seguido com expectativa de mais cortes de juros nos EUA

Receita Federal abre quinto lote de restituição do IR; veja quem recebe

Inter leva finanças para estádio de futebol: o 'gol' é aumentar sua base de investidores

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 40 milhões; veja como participar