Mercados

Petrobras vive dilema "quanto mais óleo, menos caixa" diz XP

Petroleira anunciou descoberta no Rio Grande do Norte; Corretora manteve visão negativa


	Plataforma da Petrobras: empresa anunciou em novembro a nova política de preços dos combustíveis
 (André Valentim/EXAME.com)

Plataforma da Petrobras: empresa anunciou em novembro a nova política de preços dos combustíveis (André Valentim/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2013 às 10h36.

São Paulo – A Petrobras (PETR3; PETR4) começou o dia hoje com alta. A empresa anunciou que descobriu a primeira acumulação de petróleo em águas profundas da bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte.

Às 11:11 horas, a ação ordinária (PETR3) subia 1,86%, chegando a 15,86 reais. A preferencial (PETR4) tinha alta de 1,13%, a 16,99 reais. O Ibovespa subia 0,78%, a 50.483 pontos.

A XP Investimentos reiterou sua visão negativa para a Petrobras. Para a corretora, agora a estatal tem o dilema “quanto mais petróleo eu encontro, menos caixa terei”.

Ontem, as ações da estatal fecharam com forte queda. A Petrobras ainda enfrenta o imbróglio do reajuste de preços dos combustíveis. É grande a dependência da importação de derivados de petróleo (gasolina e diesel) e algumas refinarias estão trabalhando com 95% da capacidade.

Em novembro, a empresa anunciou a nova política de preços dos combustíveis, que não foi bem recebida pelo mercado. No primeiro pregão após o anúncio, as ações registraram as maiores perdas em um só dia. Na semana seguinte ao anúncio, as ações caíram mais de 10%. No terceiro trimestre, o prejuízo com abastecimento chegou a 5,5 bilhões de reais.

No ano, a ação ordinária cai 17,77% e a preferencial, 9,58%.

 

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasIbovespaIndústria do petróleoMercado financeiroPETR4PetrobrasPetróleo

Mais de Mercados

Após lançamento em Austin, Tesla mira Nevada para ampliar serviço de robotáxis

'Desquerida'? Ação da WEG toca mínima do ano após balanço e apaga ganhos recentes

Ibovespa fecha em alta com impulso de Petrobras e bancos

Tesla (TSLA) reporta a maior queda nas receitas trimestrais em mais de uma década