Invest

Petróleo cai mais de 1% com temores sobre tarifas de Trump e perspectiva de menor demanda

União Europeia busca acordo urgente com os EUA, enquanto mercado de oferta e demanda pressiona os preços do petróleo para baixo

Estela Marconi
Estela Marconi

Freelancer

Publicado em 22 de julho de 2025 às 07h44.

Os preços do petróleo operam em forte queda nesta terça-feira, 22, com o Brent para setembro recuando 1,03%, a US$ 68,50 por barril, enquanto o WTI de agosto apresenta uma baixa de 1,09%, cotado a US$ 66,47.

A alta desvalorização reflete a preocupação dos investidores com a aproximação de 1º de agosto, data que marca a entrada do vigor das tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Entre as medidas, uma tarifa de 30% sobre produtos da União Europeia levanta temores sobre o impacto nas cadeias de comércio e na demanda global por energia. No começo desta semana, o grupo intensificou as negociações com o país norte-americano em uma tentativa de evitar a taxação.

Segundo informações da Bloomberg, as autoridades da UE estariam dispostas a negociar um acordo mais favorável aos EUA, caso a negociação implique na desistência de Trump em manter os 30% anunciados previamente. 

Além das incertezas geopolíticas, o mercado acompanha os dados de oferta e demanda. A expectativa é de que o segundo semestre registre maior equilíbrio entre produção e consumo, o que pode resultar em um mercado mais abastecido e pressionar ainda mais os preços para baixo.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Tarifas

Mais de Invest

Wise sob pressão: CEO defende migração para os EUA e acionistas questionam mudança de estrutura

Muita calma nessa hora: BTG não vê fôlego para rali da Vale — mesmo com megaprojeto na China

Europa recua com alta no déficit do Reino Unido; Ásia fecha sem direção

Lucros em alta, cautela idem: o que esperar da temporada de balanços do 2º tri