Mercados

Peugeot recebe injeção de 1 bilhão de euros

A Peugeot disse que levantou 1 bilhão de euros e emitirá pouco menos de 120,8 milhões de novas ações

A família Peugeot controla 30,3% do capital e 45,75% dos direitos de voto na PSA Peugeot Citroen
 (Lionel Bonaventure/AFP)

A família Peugeot controla 30,3% do capital e 45,75% dos direitos de voto na PSA Peugeot Citroen (Lionel Bonaventure/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2012 às 20h47.

Paris - A montadora francesa Peugeot Citroën SA disse nesta terça-feira que completou com sucesso sua injeção de capital de 1 bilhão de euros, no momento em que reforça sua aliança mundial com a norte-americana General Motors Co., com o objetivo de apoiarem suas enfraquecidas operações na Europa. A Peugeot disse que levantou 1 bilhão de euros e emitirá pouco menos de 120,8 milhões de novas ações.

A montadora francesa informou ainda que o incremento de capital permitirá investimentos "relacionados a projetos que são centrais na estratégia de aliança mundial com a General Motors". A GM virou a segunda maior acionista na Peugeot, com 7% de participação no capital, após o Grupo Família Peugeot, que controla a montadora com 25,2% do capital total e 27,9% das ações ordinárias, ou capital votante.

O investimento na Peugeot e a aliança para reduzir custos representam a parceria mais significativa que a General Motors fez desde sua falência e socorro pelo governo dos Estados Unidos em 2009. A montadora dos EUA fez parcerias fracassadas com outras montadoras europeias no passado. A General Motors pagou US$ 2 bilhões à italiana Fiat em 2005 para dissolver uma aliança. Os bancos Société Générale, BNP Paribas e Morgan Stanley deverão ser os coordenadores globais nos direitos de emissão das novas ações. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas francesasMercado financeiroMontadorasOfertas de açõesPeugeotPeugeot Citroën

Mais de Mercados

Após lançamento em Austin, Tesla mira Nevada para ampliar serviço de robotáxis

'Desquerida'? Ação da WEG toca mínima do ano após balanço e apaga ganhos recentes

Ibovespa fecha em alta com impulso de Petrobras e bancos

Tesla (TSLA) reporta a maior queda nas receitas trimestrais em mais de uma década