Mercados

Safra de grãos deve cair no próximo ano

Clima deve ser o maior responsável pela queda da produção

Soja e algodão aumentam área plantada (James Brey/Getty Images)

Soja e algodão aumentam área plantada (James Brey/Getty Images)

Depois de registrar safra recorde em volume de grãos e em área plantada no ano, o Brasil deve voltar a registrar redução nos números.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, a CONAB, a produção deverá ficar entre 224,1 e 228,2 milhões de toneladas na safra 2017/2018. Isso representa uma queda de pelo menos 4,3% em relação à última colheita, de 238,5 milhões de toneladas.

O recorde na última safra se deve às condições climáticas altamente favoráveis. Só de soja foram colhidas 108 milhões de toneladas distribuídas entre as duas safras do ano. De milho, o número chega a 93,5 milhões de toneladas.

Na próxima colheita, porém, o clima bom não deve se repetir. “Fenômenos como o La Ñina, que gera secas principalmente na região Sul, estão previstos para acontecer, o que pode prejudicar o rendimento final”, diz Paula Yamaguti, analista de commodities agrícolas do banco Itaú.

Apesar da estimativa de queda da produção, a soja deve aumentar 2,7% de área plantada, ficando entre 34,5 milhões a 35,2 milhões de hectares pelo país. O algodão também pode ganhar mais espaço.

Em contrapartida, o milho deve ter seu território reduzido. A expectativa é de uma queda que deve chegar a 10%, eliminando assim cerca de 552 000 hectares dos atuais 5,4 milhões de hectares de produção.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioCommoditiesMilhoSojaConab

Mais de Mercados

Dólar sobe pela 3ª sessão seguida com aumento de percepção de risco sobre economia global

Ibovespa fecha em queda com mercado repercutindo resultado do PIB do segundo trimestre

Warren Buffett diz estar frustrado com a divisão da Kraft Heinz; ações caem após declaração

Nvidia registra queda de US$ 4 bi na receita devido a restrições nos EUA e crise no mercado chinês