Mercados

Saída do BES do Bradesco pode pressionar ações, prevê analista

Banco Espírito Santo estaria avaliando se desfazer de sua participação de 3,55% no capital total do banco brasileiro

Nos últimos 12 meses, as ações preferenciais do Bradesco acumulam ganhos de 14% (EXAME.com)

Nos últimos 12 meses, as ações preferenciais do Bradesco acumulam ganhos de 14% (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2011 às 17h34.

São Paulo – O banco português Espírito Santo (BES) teria anunciado que avalia vender sua participação de 3,55% no capital total do Bradesco (BBDC3 e BBDC4), conforme notícia veiculada nesta terça-feira (19) pelo jornal Valor Econômico. O objetivo do BES seria destinar os recursos ao seu caixa e enfrentar a crescente dificuldade de captação devido à crise da dívida do governo de Portugal.

Considerando a cotação de fechamento do último pregão, o valor de mercado do Bradesco é de aproximadamente 110 bilhões de reais. Com isso, o BES captaria 3,9 bilhões de reais com a venda de sua participação. “Caso confirmada, a notícia pode trazer uma pressão vendedora para as ações do Bradesco nos próximos pregões”, avalia o analista Francisco Ferrazi Kops, da corretora Planner.

A nota de crédito de Portugal tem sido alvo de uma série de rebaixamentos por parte das principais agências de classificação de risco. A agência de qualificação Fitch, por exemplo, chegou a baixar por duas vezes em apenas uma semana a nota de solvência do Estado português, colocando-a três degraus mais abaixo, em "BBB-", por causa da possibilidade de que o país precise de ajuda a curto prazo.

Além das qualificações de Portugal, tanto a Fitch como a Standard & Poor's rebaixaram nos últimos dias a nota dos maiores bancos portugueses a níveis equivalentes, o que torna as instituições pouco competitivas.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasBancosBradescoEuropaPiigsAçõesMercado financeiroPortugalAnálises fundamentalistas

Mais de Mercados

Palantir nega falhas de segurança em sistemas de defesa; mercado reage mal e ação cai 7,5%

Novo Nordisk planeja lançar pílula contra obesidade em plataformas de telemedicina

Renault estuda aliança com chinesa Cherry para fabricar carros na América do Sul

Ibovespa fecha nos 144 mil pontos, mas tem saldo negativo na semana