Mercados

SEC rejeita acordo com gestor de fundos Phil Falcone

Gestor pretedia pagar 18 milhões de dólares para resolver dois processos que o acusavam de manipulação de mercado

Philip Falcone, CEO do fundo de hedge Harbinger Capital Partners: especialistas legais disseram que a comissão pode ter visto o acordo como clemência excessiva a Falcone (Jacob Kepler/Bloomberg)

Philip Falcone, CEO do fundo de hedge Harbinger Capital Partners: especialistas legais disseram que a comissão pode ter visto o acordo como clemência excessiva a Falcone (Jacob Kepler/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2013 às 17h54.

Nova York - A Securities and Exchange Commission (SEC), comissão de valores mobiliários dos EUA, votou para rejeitar um acordo que sua divisão de fiscalização tinha fechado com o gestor Philip Falcone e seu fundo de hedge Harbinger Capital Partners, de acordo com um arquivamento na sexta-feira.

A SEC não divulgou nenhuma explicação pública da decisão, que a comissão tomou em uma reunião a portas fechadas na quinta-feira. O porta-voz da SEC Kevin Callahan não respondeu a um pedido de comentário.

Mas especialistas legais disseram que a comissão pode ter visto o acordo como clemência excessiva a Falcone. A rejeição do acordo está em linha com a posição da presidente da SEC Mary Jo White, que já disse que pretende ser mais agressiva ao lidar com acordos e levar mais casos para julgamento.

Falcone anunciou em maio que iria pagar 18 milhões de dólares para resolver dois processos que o acusavam de manipulação de mercado, dando tratamento preferencial a determinados investidores e empréstimos a partir de seu próprio fundo para pagar seus impostos pessoais.

Falcone administra cerca de 3,1 bilhões de dólares em ativos. Seu advogado não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Em março, a Forbes listou Falcone fortuna pessoal de 1,2 bilhão de dólares.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroFundos de investimentoFundos hedgeSEC

Mais de Mercados

Dólar sobe pela 3ª sessão seguida com aumento de percepção de risco sobre economia global

Ibovespa fecha em queda com mercado repercutindo resultado do PIB do segundo trimestre

Warren Buffett diz estar frustrado com a divisão da Kraft Heinz; ações caem após declaração

Nvidia registra queda de US$ 4 bi na receita devido a restrições nos EUA e crise no mercado chinês