Mercados

Usiminas dispara; Propina da Embraer

Bolsa: leve alta O Ibovespa fechou a sexta-feira com alta de 0,09%, em 64.308 pontos. Embora tenha fechado em alta, a bolsa despencou após a notícia de que o FBI voltará com a investigação dos e-mails da candidata Hillary Clinton, o que gerou instabilidade no mercado internacional. Depois do balanço “menos ruim”, a Usiminas foi […]

DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA: o projeto compreende 1.269 quilômetros de linhas entre a região norte de Minas Gerais e São Paulo (Paulo Santos/Reuters)

DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA: o projeto compreende 1.269 quilômetros de linhas entre a região norte de Minas Gerais e São Paulo (Paulo Santos/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2016 às 18h01.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h42.

Bolsa: leve alta

O Ibovespa fechou a sexta-feira com alta de 0,09%, em 64.308 pontos. Embora tenha fechado em alta, a bolsa despencou após a notícia de que o FBI voltará com a investigação dos e-mails da candidata Hillary Clinton, o que gerou instabilidade no mercado internacional. Depois do balanço “menos ruim”, a Usiminas foi a principal alta do dia (veja abaixo). Entre as quedas, destacam-se os papéis do frigorífico JBS, que caíram 2,5% após uma semana ruim, com a frustração dos planos de mudança de país. A fabricante de bebidas Ambev teve um lucro de 3,2 bilhões de reais no trimestre, um aumento de 3,6% em relação ao mesmo período de 2015, mas abaixo do que esperava o mercado e as ações caíram 2%. Com as notícias de Hillary nos Estados Unidos, o dólar subiu 1,3%, cotado em 3,19 reais.

__

Elemento X

Fora do Ibovespa, as ações da OGPar — ex-OGX, de Eike Batista — subiram 21% após a companhia anunciar proposta de acordo com credores, que prevê que as obrigações da companhia sejam convertidas em ações da OGX. A empresa informou que não tem condição de arcar com os custos frente ao atual preço do petróleo e à sua situação financeira. Ainda nas empresas “X”, a mineradora MMX teve alta de 48,1% e já acumula 97% de crescimento nos últimos dois pregões.

__

Usiminas de ouro

Após publicar o balanço do terceiro trimestre, a siderúrgica Usiminas despontou na bolsa, com a maior alta do Ibovespa, 11,3%. Embora o balanço tenha sido negativo pelo nono trimestre consecutivo, o prejuízo de 107 milhões de reais foi dez vezes menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. A Usiminas vendeu 959.000 toneladas de aço, com um faturamento de 2,26 bilhões de reais. A companhia informou que a curva de demanda agora é estável e que prevê crescimento no mercado de aço para o ano que vem.

__

Consumidor mais confiante

Em trajetória de recomposição, o índice de confiança do consumidor, registrado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), teve aumento de 1,3% em outubro em relação a setembro. É o quarto aumento consecutivo do medidor, algo que não acontecia desde agosto de 2010. Em relação a outubro do ano passado, o crescimento foi de 7,3%. Ainda assim o índice está 4,1% abaixo da média histórica.

__

Quem dá mais pela transmissão?

O leilão de lotes de concessão das linhas de transmissão elétrica realizado pelo governo nesta sexta-feira fechou com a contratação de 21 dos 24 lotes em disputa. Os lotes devem receber investimentos no valor de 11,6 bilhões de reais durante a execução dos contratos. Diversas companhias elétricas arremataram as linhas: Equatorial (7), EDP Energias do Brasil (1), Cemig (1). A Cteep conquistou um lote sozinha e dois em parceria com a Taesa. Segundo a Aneel o deságio médio da disputa ficou em 12%.

__

Propina da Embraer

A petroleira estatal Saudi Aramco, da Arábia Saudita, informou que um de seus funcionários recebeu propina da fabricante de aviões Embraer para facilitar o contrato de compra de aviões brasileiros. Segundo informou a Saudi Aramco, o fato foi descoberto em uma auditoria interna realizada em 2012. O suborno é estimado em 1,7 milhão de dólares para a compra de três aeronaves por 93 milhões. A Embraer já se envolveu em denúncias semelhantes de propina, quando foi multada em 205 milhões de dólares por autoridades americanas e brasileiras.

__

Inflação continua em queda

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), medidor da inflação que baliza contratos de locação e do Tesouro Direto, registrou aumento de 0,16% em outubro, abaixo do 0,2% de setembro. O indicador é medido pela Fundação Getulio Vargas. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de 8,78%. O dado do IGP-M soma-se às expectativas de redução da inflação.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Mercados

Governo do Canadá intervém para deter greve da Air Canada

Após lucro fraco, Air Canada enfrenta greve que paralisa 200 voos diários para os EUA

O que EUA e Argentina têm em comum? Investidores veem 'paralelos preocupantes'

Do Drex à inteligência artificial 'explicável': As 5 inovações que vão mudar o mercado financeiro