Mercados

Volkswagen perde 20 bilhões de euros em dois dias

Escândalos fazem ações da Volks despencarem, empresa já perdeu 20 bilhões de euros em seu valor de mercado


	Ações da Volkswagen já caíram 31,1% em apenas dois dias
 (Quatro Rodas)

Ações da Volkswagen já caíram 31,1% em apenas dois dias (Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2015 às 15h55.

São Paulo - Desde ontem, a Volkswagen já perdeu 20 bilhões de euros do seu valor de mercado. As ações da companhia despencam na bolsa de Londres pelo segundo dia consecutivo e acumulam perdas de 31% na semana. 

O mercado pisa no freio após os escândalos de que a empresa falsificava os dados sobre as emissões de poluentes de vários modelos de veículos nos Estados Unidos. Antes da notícia, o valor de mercado da empresa passava dos 65 bilhões de euros.

As autoridades americanas revelaram na última sexta-feira um sofisticado software capaz de detectar automaticamente o momento em os carros que eram submetidos ao teste oficial das normas ambientais.

O programa espião ativava então um mecanismo interno que limitava a emissão de gases poluentes e permitia ao veículo a aprovação no controle sem problemas, assim como a obtenção de certificado de conduta ecológica.

Mas uma vez finalizado o teste, o mecanismo era desativado e o veículo liberava na atmosfera gases poluentes adicionais, sobretudo dióxido de nitrogênio, ou NOx, relacionado a graves doenças respiratórias como a asma.

O escândalo abala a boa imagem do grupo alemão e pode resultar em multas pesadas, que poderiam alcançar 18 bilhões de dólares.

O grupo Volkswagen anunciou hoje (22) que mais de 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo foram equipados com um tipo de motor que poderia distorcer os dados de emissão de gases.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasAçõesMontadorasVolkswagenEmpresas alemãs

Mais de Mercados

Ozempic sem injeção? Pílulas podem desbancar as famosas canetas, diz Novo Nordisk

Fundador do Peixe Urbano explica por que a 'febre de 2010' chegou ao fim

Berkshire Hathaway separa funções de CEO e chairman e prepara sucessão de Buffett

Paramount prevê comprar Free Press por US$ 150 milhões e nomear ex-NYT como chefe da CBS News