Invest

App MEI: Receita Federal lança novas funcionalidades em app para empreendedores

Receita Federal disponibilizou uma nova versão do App MEI, com funcionalidades que prometem tornar a rotina do microempreendedor individual

 (Hillary Kladke/Divulgação)

(Hillary Kladke/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 10 de julho de 2025 às 16h45.

Tudo sobreReceita Federal
Saiba mais

A Receita Federal disponibilizou uma nova versão do aplicativo MEI, trazendo funcionalidades que prometem simplificar e tornar mais segura a rotina dos microempreendedores individuais.

Com a atualização, três novas funcionalidades foram incluídas para otimizar a gestão do MEI e garantir mais comodidade no cumprimento das obrigações fiscais.

Débito automático do DAS: agora, os microempreendedores podem autorizar, alterar ou cancelar o débito automático do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) diretamente pelo app. A medida visa evitar atrasos no pagamento, assegurando a regularidade fiscal do MEI.

Informação sobre benefícios previdenciários: uma nova funcionalidade permite ao MEI informar, ao gerar o DAS, o recebimento de benefícios previdenciários. Isso faz com que o valor da contribuição ao INSS seja automaticamente desconsiderado, restando apenas os tributos de ICMS e ISS, quando aplicáveis. A novidade previne o pagamento indevido de contribuições e possíveis problemas com a Previdência Social.

DAS consolidado: o app agora permite reunir em um único boleto os valores relativos a diversos períodos de apuração, facilitando a quitação de débitos e o controle financeiro do microempreendedor.

Além das novas funcionalidades, a segurança do sistema também foi reforçada. A funcionalidade “Pedido de Restituição” agora exige que o contribuinte possua conta gov.br com nível Ouro ou Prata, o que proporciona mais proteção contra fraudes.

Com essas atualizações, o app MEI se torna ainda mais eficiente e seguro, contribuindo para a melhoria na gestão do microempreendedor individual.

 

Acompanhe tudo sobre:MEI (microempreendedor individual)Receita Federal

Mais de Invest

Marfrig e BRF despencam na bolsa, com assembleia sobre fusão adiada pela 2ª vez

Rio Tinto planeja ampliar investimentos em cobre nos EUA diante de tarifas anunciadas por Trump

Dólar sobe mais de 2% em semana de 'tarifaço' e vai a R$ 5,54

Ibovespa fecha em queda com desdobramentos das tarifas de Trump; índice cai 0,4%