Invest

Bradesco e Caixa anunciam retomada do consignado após elevação no teto

Conselho Nacional de Previdência Social aprovou o aumento da taxa do desconto em folha para 1,97%; juros para o cartão consignado serão de 2,89%

Bradesco: banco havia suspendido concessão da linha de crédito (Eduardo Frazão/Exame)

Bradesco: banco havia suspendido concessão da linha de crédito (Eduardo Frazão/Exame)

Publicado em 28 de março de 2023 às 18h42.

Última atualização em 28 de março de 2023 às 19h17.

O Bradesco e a Caixa Econômica Federal anunciaram nesta terça-feira, 28, que devem voltar a operar normalmente a linha de crédito consignado do INSS – a Caixa já hoje e o Bradesco a partir de amanhã, 29. A decisão ocorre depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva bater o martelo sobre os juros do consignado para os aposentados e pensionistas do INSS.

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPSaprovou o aumento da taxa do desconto em folha para 1,97%. Já os juros para o cartão consignado serão de 2,89%.

As negociações entre representantes dos bancos e o Ministério da Fazenda indicavam um percentual de 1,99% para que a linha de crédito fosse reaberta aos beneficiários do INSS. Já os aposentados, em carta enviada ao ministro da Previdência, Carlos Lupi, defendiam 1,90% ao mês. Segundo auxiliares de Lupi, o ministro também desejava um percentual abaixo de 1,99%.

Suspensão do empréstimo consignado

O empréstimo consignado está suspenso há 13 dias, após Lupi ter aprovado no CNPS redução do teto dos juros de 2,14% ao mês para 1,70%. Os bancos têm participação no colegiado, mas perderam durante a votação.

O governo tem maioria no colegiado. Na mesma reunião, os conselheiros aprovaram redução do teto da taxa do cartão consignado, de 3,06% ao mês para 2,62%.

*Com Agência O Globo

Veja também

Acompanhe tudo sobre:BancosCrédito consignadoBradesco

Mais de Invest

Programa Pé-de-Meia inicia pagamentos na segunda-feira, 29

Banco Central adia lançamento do Pix parcelado para resolver vulnerabilidades no sistema, diz jornal

Ibovespa opera estável com PCE dos EUA no radar

Existe tabela de Imposto de Renda ideal? Entidades dizem que sim, mas não a proposta pelo governo