Invest

Perdi meu emprego. Posso permanecer com o plano de saúde?

Especialista responde à dúvida de leitor sobre direito do consumidor sobre plano de saúde. Envie você também suas perguntas

Planos de saúde (Nora Carol Photography/Getty Images)

Planos de saúde (Nora Carol Photography/Getty Images)

Giselle Tapai
Giselle Tapai

especialista em Direito do Consumidor com foco em Saúde e sócia do Tapai Advogados

Publicado em 9 de julho de 2023 às 07h22.

Dúvida do leitor: Perdi meu emprego, como fica a questão do plano de saúde, quais são meus direitos?

Aos demitidos sem justa causa, a legislação prevê a possibilidade da sua permanência no plano de saúde contratado pela empresa empregadora, estendendo-se o benefício aos seus dependentes, pelo período equivalente a um terço do tempo em que permaneceu na empresa, limitado ao prazo mínimo de 6 meses e máximo de 2 anos, ficando a cargo do colaborador o pagamento integral das mensalidades.

Porém, essa regra apenas poderá ser aplicada, caso o colaborador tenha formalizado sua opção pela continuidade de permanência no plano, no prazo máximo de 30 (trinta) dias contados do seu desligamento do emprego, e ainda, tenha contribuído mensalmente com parte, ainda que mínima, do custo do plano de saúde pelo período que trabalhou na empresa.

Encerrado o prazo a que tem direito de permanecer no plano, ou para aqueles que não contribuíram para o pagamento do plano de saúde, ou ainda, para aqueles que pediram demissão, é possível se utilizar da “Portabilidade de Carência”, que consiste na contratação de um novo plano de saúde dentro da mesma operadora ou diversa, desde que o plano escolhido seja compatível com a faixa de preço daquele que ele desfrutava. A portabilidade deverá ser solicitada no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, contados da ciência pelo beneficiário da extinção do seu vínculo com a operadora.

Tem alguma dúvida sobre plano de saúde? Envie suas perguntas para exameinvest@exame.com

Acompanhe tudo sobre:DemissõesEmpregosPlanos de saúdeConsumidores

Mais de Invest

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Mega-Sena: resultado do concurso 2.938; prêmio é de R$ 55 milhões