Minhas Finanças

Qual o custo de construção do imóvel na ausência dos comprovantes?

Internauta diz que seu pai construiu os imóveis, os comprovantes não foram guardados, mas agora a família deseja vender os bens

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2012 às 16h48.

Dúvida do internauta: Meu pai construiu duas casas no mesmo terreno em datas distintas, e ambas foram legalizadas junto à prefeitura e o Registro de Imóveis em 2011. Só que como foi ele próprio o executor da obra, não tivemos o cuidado de guardar as notas fiscais dos materiais utilizados. Como estamos interessados em vender os imóveis, só teremos o valor de venda (cerca de 350.000 reais cada), e não o de aquisição. Como podemos declarar o valor de custo da construção do imóvel?

Resposta de especialistas do

Podem integrar os custos de construção – desde que comprovados com documentação adequada – os gastos com construção, ampliação e reforma, mas apenas se os projetos tiverem sido aprovados pelos órgãos municipais competentes. Também podem ser considerados custos de construção as pequenas obras, como pintura, reparos em azulejos, encanamentos, pisos, paredes. Se não houver a possibilidade de comprovar os gastos realizados com a construção, o custo é igual a zero.

Acompanhe tudo sobre:ImóveisImpostosLeãoImposto de Renda 2020

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena: prêmio deste sábado está estimado em R$ 3,5 milhões

Quanto o brasileiro gasta em delivery por mês? Valor não é tão alto quanto se pensava

Acabou o dinheiro? Brasil tem 8 milhões de empresas negativadas, diz Serasa

Procon-SP cobra explicações da Ticketmaster sobre taxas na venda de ingressos para The Weeknd