Invest

El-Erian diz que mercados superestimam cortes do Fed

Os mercados exageraram na precificação do ritmo e da quantidade de cortes de juros do Federal Reserve

Mohamed El-Erian: Acho que chegamos à virada, mas em relação ao que o mercado espera, não será tão rápido nem tão profundo (Bloomberg/Getty Images)

Mohamed El-Erian: Acho que chegamos à virada, mas em relação ao que o mercado espera, não será tão rápido nem tão profundo (Bloomberg/Getty Images)

Bloomberg
Bloomberg

Agência de notícias

Publicado em 19 de janeiro de 2024 às 13h52.

Os mercados exageraram na precificação do ritmo e da quantidade de cortes de juros do Federal Reserve, e ignoram uma inflação persistente, disse o economista e ex-CEO da Pimco, Mohamed El-Erian.

“Acho que chegamos à virada, mas em relação ao que o mercado espera, não será tão rápido nem tão profundo”, disse El-Erian, presidente do Queens’ College de Cambridge e colunista da Bloomberg Opinion.

El-Erian, um dos nomes mais respeitados no mercado de renda fixa americano, disse que o Fed pode começar a cortar mais tarde do que os operadores esperam, provavelmente em meados do ano, “e não ficaria surpreso se terminarmos o ano com uma redução mais próxima do que o Fed sinalizou, que é de 75 pontos-base, em vez do que o mercado precificou”.

Os juros futuros americanos atualmente sinalizam cerca de 140 pontos-base de flexibilização este ano, abaixo do pico recente de cerca de 175 pontos-base, após críticas do diretor do Fed Christopher Waller às apostas em cortes agressivos e dados de vendas no varejo que superaram as previsões.

Os mercados subestimam a inflação do setor de serviços, que ainda é superior à inflação de bens e terá de descer muito mais rapidamente, disse El-Erian em uma conferência do UBS Global Wealth Management em Hong Kong.

“Se você é um banco central que cometeu vários erros de política monetária nos últimos anos, a última coisa que você quer fazer é dar a impressão de que vai mudar sua meta, então não espere nenhuma mudança na meta de inflação”, disse El-Erian, um dos críticos mais contundentes da demora do Fed em começar seu ciclo de aperto monetário.

Os títulos do Tesouro americano de 10 anos podem terminar o ano negociados a taxas mais próximas de 4,5% do que de 3,5%, e o crescimento do PIB dos EUA pode chegar a cerca de 1% a 2%, disse El-Erian.

Confira as últimas notícias de Invest:

Acompanhe tudo sobre:Fed – Federal Reserve SystemMohamed A. El-ErianJurosEstados Unidos (EUA)

Mais de Invest

AstraZeneca se antecipa a prazo dado por Trump e oferece descontos de até 70% em remédios nos EUA

Latam planeja até 30 novos destinos no Brasil com encomenda de jatos da Embraer

Procon inicia averiguação de falhas da Enel no fornecimento de energia após fortes chuvas em SP

Gol reformula tarifas para passageiros de voos domésticos e internacionais; veja o que muda