Marketing

Conselho repudia declarações de Rafinha Bastos sobre estupro

Em comunicado, órgão afirma que a liberdade de expressão tem limites

Rafinha Bastos: para mulheres feias, "estupro não é crime, e sim oportunidade" (Band/Divulgação)

Rafinha Bastos: para mulheres feias, "estupro não é crime, e sim oportunidade" (Band/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2011 às 10h40.

São Paulo - O Conselho Estadual da Condição Feminina manifesta, via comunicado, seu "repúdio à manifestação em forma de ‘piada’ do humorista Rafinha Bastos" por conta das seguintes declarações: "toda mulher que eu vejo na rua reclamando que foi estuprada é feia"; "Tá reclamando do quê? Deveria dar graças a Deus. Isso pra você não foi um  crime, e sim uma oportunidade." "Homem que fez isso [estupro] não merece cadeia, merece um abraço", publicadas na Revista Rolling Stones, na edição nº 56, de 06/052011. 

Segundo o Conselho, "a liberdade de expressão, direito previsto constitucionalmente, encontra limite quando em choque com outro direito, que é o da dignidade da pessoa humana, que está acima de qualquer outro.

No caso, estamos a falar da dignidade da mulher, do direito assegurado internacional e nacionalmente de não ter sua imagem estereotipada, bem como ter o direito à escolha de com quem manter relação sexual".

Além disso, a nota diz que "a forma como a mulher foi tratada na mal-dita ‘piada’ induz e reafirma que o estupro não é crime, mas sim um favor, o que não se coaduna com um Estado de Direito Democrático e que ampara e garante os direitos fundamentais de homens e mulheres. A conduta do humorista revela-se machista e preconceituosa, de conteúdo sexista e depreciativo da figura da mulher, encorajando homens, bem como fazendo parecer que o crime de estupro, hediondo por sua natureza, não seja punível".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasRedes sociaisInternetTwitterImagemRafinha Bastos

Mais de Marketing

'Esqueceram de Mim': Macaulay Culkin revive Kevin em campanha de Natal

SXSW 2026 detalha programação com mais de 250 sessões temáticas

CMOs ganham protagonismo na agenda de sustentabilidade corporativa

Ser 'esquisito' está em alta — e a Vans trouxe o Felca pra provar