Marketing

Ex-VP da Ambev e CEO da Avellar lançam negócio com foco em vídeo

Adventures, Inc, nova frente de atuação da holding Adventures, fundada em dezembro, quer entregar vídeos de diferentes tamanhos e formatos -- e, por vezes, em 72 horas

Rapha Avellar e Ricardo Dias, da Adventures (João Rocha | Adventures Inc./Divulgação)

Rapha Avellar e Ricardo Dias, da Adventures (João Rocha | Adventures Inc./Divulgação)

Marina Filippe

Marina Filippe

Publicado em 2 de abril de 2021 às 08h00.

Última atualização em 5 de abril de 2021 às 09h42.

Em dezembro, quando Rapha Avellar, presidente da Avellar Media, e Ricardo Dias, ex-vice-presidente de marketing da Ambev lançaram a holding de comunicação Adventures, Inc, o plano estava claro: "Vamos entregar uma comunicação assertiva para o cliente, com o que o consumidor realmente deseja, e conseguindo produzir uma estratégia completa com os produtos desenvolvidos aqui", diz Avellar.

O que os empreendedores de sucesso têm em comum? Inovação será a chave de 2021. Fique por dentro em nosso curso exclusivo 

A companhia, que nasceu após a Avellar Media crescer sete vezes em 2020, conta com frentes para educação em marketing digital, estratégia para pequenas empresas e agora lança a Adventures, Inc Studios, um estúdio de produtos audiovisuais integrados com plataformas digitais. A intenção é produzir desde séries para empresas como Netflix até microvídeos para o TikTok, por exemplo.

A nova frente do grupo será liderada por André Felippa, diretor e sócio da Adventures, Inc, e Murilo Saroldi, diretor-executivo, que tem passagens pela Conspiração Filmes e outras produtoras, nas quais trabalhou para marcas como Vale, Petrobras, Infoglobo, Fundação Roberto Marinho, Heineken, Coca-Cola, Fiat e Comitê Olímpico Internacional. Com o filme “Day of Reflection”, conquistou o primeiro Grand Prix de uma produtora brasileira no Cannes Corporate Media & TV Awards, em Cannes, na França.

"As marcas sabem que precisam atuar como criadoras de conteúdo, mas elas não encontravam como fazer tudo em um só lugar. No nosso modelo de negócio fazemos do briefing à finalização, em alguns casos, em até 72 horas", afirma Avellar. Essa agilidade é possível a partir de uma gestão que garante orçamentos pré-aprovados e tecnologias de produção, mas, claro, depende também da complexidade do projeto. Até o momento, esse braço da empresa já produziu vídeos para Domino's e Instituto Embelleze, por exemplo.

Modelo de negócio

A companhia saltou de 20 funcionários, quando ainda se chamava Avellar Media, para 220 funcionários. A previsão é que a frente do Studio corresponda a 30% do faturamento em 2021, quando a empresa espera crescer ao menos seis vezes. Outros 30% são referentes a criação de conteúdo em outros formatos e 40% a partir de tecnologia e uso de dados.

No modelo da Adventures, Inc também acontece a eliminação do BV, o bônus de veiculação que as empresas de mídia rebatem para as agências quando os anúncios são veiculados. "Todas as decisões que tomamos vem da evolução das necessidades dos clientes e dos anseios que o público demonstra. Não estamos inventando a roda, mas sim propondo um modelo de negócio mais eficiente", diz Avellar.

Pandemia

No início da pandemia da Covid-19 as produtoras passaram um período sem trabalhar até entender como atuar seguindo o distanciamento social e as demais práticas necessárias. Para Avellar, esse momento mostrou que era possível fazer com menos. "O mercado teve que cortar coisas que acreditavam ser importantes na produção e descobriu como produzir remotamente", diz.

Segundo ele, a Adventures, Inc já nasce nesse formato, com a equipe em casa sempre que possível. Além do mais, no último ano o Brasil passa por uma ascensão nas ofertas de serviços de streaming e uso de redes como o TikTok, favorecendo essa frente na holding.

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

 

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

 

Acompanhe tudo sobre:Agências de publicidadeVídeos

Mais de Marketing

Prêmio que reconhece agências de publicidade independentes tem só uma brasileira

Lembra da patinadora do Carrefour? Ela está de volta em campanha de 50 anos da rede

Qual é o real plano da Brahma ao transformar torcedores em investidores do futebol?

Quer ir para a Coreia do Sul? Boticário mira em fãs de k-dramas para relançar linha clássica