Marketing

Roupa de marca de graça? E-commerce distribui peças - e ajuda a limpar deserto do Atacama

Em ação criada pela agência Artplan, roupas são higienizadas e disponibilizadas online; consumidores pagam apenas valor do frete

Roupas de grandes marcas de graça: o e-commerce criado para ajudar a limpar o deserto do Atacama e gerar conscientização (Artplan)

Roupas de grandes marcas de graça: o e-commerce criado para ajudar a limpar o deserto do Atacama e gerar conscientização (Artplan)

Juliana Pio
Juliana Pio

Editora-assistente de Marketing e Projetos Especiais

Publicado em 21 de março de 2025 às 19h12.

Última atualização em 21 de março de 2025 às 19h14.

Tudo sobreestrategias-de-marketing
Saiba mais

O Atacama RE-commerce, um projeto desenvolvido pela agência de publicidade Artplan e assinado pela VTEX, está oferecendo roupas descartadas por grandes marcas de forma gratuita. Os consumidores pagam apenas o valor do frete para resgatar as peças, que foram descartadas no deserto do Atacama, no Chile.

A ação tem como objetivo transformar o desperdício da indústria da moda em oportunidade, chamando atenção para o problema do descarte têxtil e promovendo a conscientização ambiental.

Estima-se que cerca de 39 mil toneladas de roupas sejam despejadas anualmente no Atacama, formando uma montanha de lixo resultante do modelo de produção acelerado da indústria da moda. A maioria das peças descartadas vem de mercados de ‘fast fashion’ dos Estados Unidos, Europa e Ásia.

O Atacama RE-commerce busca reverter essa realidade, permitindo que roupas, algumas nunca usadas e em ótimo estado, sejam novamente aproveitadas. As peças são higienizadas e curadas por uma equipe especializada antes de serem disponibilizadas na plataforma online.

Em ação criada pela Artplan, peças são higienizadas e disponibilizadas para venda online. (Artplan)

De acordo com Mariano Gomide de Faria, CEO da VTEX, a iniciativa promove a reflexão sobre o consumismo exacerbado da indústria da moda. "Acreditamos que cada peça tem uma história e um propósito. Nossa missão é resgatar esses itens e dar a eles uma nova chance”, diz.

A operação envolve um cuidadoso processo de seleção, organização e restauração das roupas, garantindo que estejam em boas condições para revenda. Uma equipe especializada realiza a curadoria dos itens. Os consumidores podem acessar o site, escolher os produtos e pagar apenas o valor do frete – as roupas em si são oferecidas gratuitamente.

A primeira remessa de roupas disponibilizadas no site, que já se esgotou, contou com marcas como Nike, Zara, Calvin Klein e Adidas. Em apenas 5 horas, 300 peças foram vendidas. Uma nova coleção será colocada à venda, mas ainda não há data prevista.

“Iniciativas como o Re-Commerce são essenciais para repensar a maneira como consumimos moda", afirma Ángela Astudillo, cofundadora da Desierto Vestido. Segundo ela, o impacto ambiental da indústria têxtil é enorme, e fomentar alternativas sustentáveis é um caminho para reduzir o desperdício e preservar os recursos naturais e as comunidades locais.

“Queremos ir além do e-commerce: nossa iniciativa convida à reflexão sobre os impactos do nosso atual modelo de produção, consumo e descarte desenfreado", complementa Fernanda Simon, diretora executiva da Fashion Revolution Brasil, organização brasileira que faz parte do maior movimento ativista de moda do mundo.

"Estamos vivendo uma Emergência Climática, e a indústria da moda precisa de compromissos mais robustos. Essa ação é uma forma de chamar atenção para o que está por trás das roupas e provocar novas formas de se relacionar com elas.”

Rodrigo Almeida, CCO da Artplan, afirma que o projeto vai além do design e da estética, transformando um problema real em uma história que gera engajamento e consciência. O Atacama RE-commerce propõe uma nova forma de olhar para o que é considerado resíduo, "dando voz às peças descartadas e incentivando uma relação mais crítica com o consumo".

No Atacama RE-commerce, itens terão custo zero, e consumidores precisarão pagar apenas o valor do frete para tirar as roupas do deserto (Artplan)

Como resgatar roupas grátis do Atacama

Para participar do Atacama RE-commerce e resgatar roupas de grandes marcas, basta acessar o site oficial do projeto (aqui) e escolher as peças disponíveis.

As roupas, que foram descartadas no deserto do Atacama, são oferecidas gratuitamente. O único custo para os consumidores é o valor do frete, para retirar as roupas da região.

Acompanhe tudo sobre:estrategias-de-marketingAgências de publicidadePublicidade

Mais de Marketing

Campanha da Oficina com Milton Nascimento foge das convenções. Ainda bem

Havaianas encardida? Marca renomeia chinelo após viralizar como meme

Lembra do ‘Pipoca com Guaraná’? Jingle volta em campanha com Netflix e Wandinha; assista

Mind-to-machine: só as marcas mais lembradas serão recomendadas pela IA