Mundo

60% dos refugiados que chegam à UE são mulheres e crianças

Segundo o Unicef, mais de 1/3 dos que chegam ao litoral europeu são menores de idade, e, somados às mulheres, são a maioria


	Refugiados: "Mas este número pode ser maior dado que muitos dos adolescentes não revelam a idade real até que chegam a seu destino"
 (Marko Djurica / Reuters)

Refugiados: "Mas este número pode ser maior dado que muitos dos adolescentes não revelam a idade real até que chegam a seu destino" (Marko Djurica / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2016 às 10h25.

Genebra - Quase 60% dos refugiados e imigrantes que chegam à Macedônia desde a Grécia após atravessar o Mediterrâneo são crianças e mulheres, segundo alertou nesta terça-feira o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Segundo o Unicef, mais de 1/3 dos que chegam ao litoral europeu são menores de idade, e, somados às mulheres, são a maioria, um fenômeno que até agora não tinha ocorrido, segundo afirmou Sarah Crowe, porta-voz do Unicef.

Concretamente, o Unicef estima que 36% dos que fazem a travessia entre Turquia e Grécia são menores de idade.

"Mas este número pode ser maior dado que muitos dos adolescentes não revelam a idade real até que chegam a seu destino", especificou Crowe.

O Unicef lembrou que em junho de 2015 as crianças eram uma de cada dez refugiados e imigrantes que chegavam à Europa, e agora são 1/3.

A grande maioria dos menores e mulheres que chega à Europa procede da Síria, Iraque e Afeganistão, as três nacionalidades às quais a União Europeia permite a entrada sem impedimentos.

Com relação às crianças não acompanhadas, o Unicef não conhece o número global na Europa, mas sabe que 35.400 deles se registraram na Suécia e outras 60 mil na Alemanha.

Acompanhe tudo sobre:EuropaCriançasMulheresRefugiados

Mais de Mundo

Escalada da violência na Colômbia: 34 militares são feitos reféns em área dominada pelo narcotráfico

Polônia com seca histórica? Maior rio do país registra nível preocupante

Trump promete pena de morte para assassinos em Washington

Ponte em Guizhou será a mais alta do mundo, com 625 metros de altura