Mundo

Acordo entre UE e EUA deve fixar tarifa maior que a imposta ao Reino Unido, diz jornal

Caso as negociações não solucionem a controvérsia, bloco europeu planeja tarifas sobre produtos americanos no valor de 100 bilhões de euros

Donald Trump, presidente dos EUA, durante reunião do G7, no Canadá (Suzanne Plunkett/AFP)

Donald Trump, presidente dos EUA, durante reunião do G7, no Canadá (Suzanne Plunkett/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 9 de julho de 2025 às 10h47.

Tudo sobreUnião Europeia
Saiba mais

Negociadores da União Europeia estão prestes a fechar um acordo comercial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que deve garantir tarifas mais altas do que as que foram dadas ao Reino Unido, de acordo com publicação do Financial Times desta quarta-feira.

A previsão é que a UE chegue a um acordo com os EUA "nos próximos dias", antes do prazo final de 1º de agosto, afirmou nesta quarta-feira um porta-voz comercial da Comissão Europeia, segundo a AFP.

Os Estados Unidos "mudaram a data limite para finalizar acordos com os países parceiros para 1º de agosto. Nosso objetivo, no entanto, é chegar a um acordo antes desta data, possivelmente até mesmo nos próximos dias", disse o porta-voz Olof Gill.

Data limite

O presidente americano, Donald Trump, determinou que 1º de agosto é a data limite para que os países interessados alcancem um acordo com Washington e que, a partir da data, serão aplicadas tarifas elevadas.

A UE tem pouco tempo para negociar um acordo com os Estados Unidos, para evitar a implementação de tarifas mútuas no grande comércio entre o bloco europeu e Washington. Como parte do esforço, o comissário europeu do Comércio, Maros Sefcovic, mantém contatos permanentes com funcionários de alto escalão em Washington.

Sefcovic conversou na terça-feira com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, e deve conversar nesta quarta-feira com o Alto Representante de Comércio, Jamieson Greer, segundo Gill. O porta-voz destacou que, embora a UE busque um acordo com Washington, o bloco está preparado para "todos os cenários".

Caso as negociações não solucionem a controvérsia, a UE planeja tarifas sobre produtos americanos no valor de 100 bilhões de euros.

Acompanhe tudo sobre:TarifasUnião EuropeiaEstados Unidos (EUA)Donald Trump

Mais de Mundo

Rússia lança maior ataque com drones e mísseis contra Ucrânia desde o início da guerra

Com ondas de calor na Europa, junho passado foi o terceiro mais quente em nível global

Texas atualiza número de vítimas de enchente para 109 mortos e 161 desaparecidos

X, de Elon Musk, diz que Índia ordenou bloqueio de mais de 2,3 mil contas